Ir para o conteúdo principal

Cootravipa completa 37 anos cuidando das pessoas e da comunidade

Reconhecida pelos porto-alegrenses pela limpeza urbana da capital, a Cootravipa – Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre – chega aos seus 37 anos, neste 5 de julho, reafirmando seu compromisso de acolher a todos, oportunizando trabalho, renda e desenvolvimento socioeconômico as pessoas que mais necessitam, entregando a nossa cidade qualidade nos serviços aliada a mudança de vidas.

Em tempos de pandemia, a Cootravipa tem demonstrado toda sua capacidade de enfrentar as adversidades, contribuindo para a comunidade em diversas frentes.

Destaque para a agenda solidária, que há mais de um ano oferece gratuitamente sanitização de ambientes a instituições com grande circulação de pessoas, visando levar segurança sanitária aos usuários dos espaços, na prevenção à Covid-19. Mais de 20 instituições – de saúde, assistência social, entre outras- já foram beneficiadas com a ação.

A Campanha do Agasalho de Porto Alegre é outra importante ação em que a Cootravipa tradicionalmente participa. Este ano, a campanha contou com oito caminhões da cooperativa, que percorreram as ruas da capital, na coleta dos agasalhos para quem mais necessita.

E a Cootravipa abraçou mais Porto Alegre, adotando espaços públicos. São quatro rótulas em diferentes regiões e o Canteiro Central Edgar Koetz, em frente à Rodoviária. Locais em que a cooperativa está responsável pela capina, roçada, limpeza e pintura do meio fio. A cooperativa também fez a doação de materiais e equipamentos para a Praça Álvaro Coelho Borges, no bairro Menino Deus – a primeira de Porto Alegre a ter uma Prefeita da Praça.

Ações desenvolvidas juntamente com a missão de oportunizar trabalho e renda a quem mais necessita, gerando valor socioeconômico a todos os envolvidos. Exemplo, são os mais de 80 imigrantes que encontraram na Cootravipa a oportunidade de trabalhar e sustentar suas famílias.

“Temos uma história de árduas lutas, mas também conquistas e superação, promovendo o desenvolvimento social e contribuindo para uma sociedade mais justa, na busca de um lugar cada vez melhor para se viver, para todos, sem distinção”, relata a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula.

Quem somos

Referência nacional do cooperativismo de trabalho, a Cootravipa conta hoje com mais de 2.500 sócios. Além de ser responsável pela limpeza urbana, limpeza de praças, capina de vias, coleta seletiva, operação das casas de bombas, limpeza e conservação dos prédios públicos do município de Porto Alegre, oferece Ação Solidária de Sanitização para instituições públicas, serviços para o setor privado nas áreas de sanitização de ambientes, protocolos personalizados de combate à Covid-19, higienização, gerenciamento de projetos de gestão de resíduos, entre outros.

História

A Cootravipa nasceu da necessidade de trabalho e renda das comunidades carentes das vilas de Porto Alegre, mais precisamente da Grande Cruzeiro onde, na década de 80, mais de 3 mil desempregados viviam com suas famílias à margem da sociedade, muitos desses há mais de nove meses sem trabalho. Após as manifestações que reivindicavam aos governos oportunidades de trabalho não surtirem grande efeito, a comunidade da Vila Cruzeiro decidiu fundar uma cooperativa, a exemplo do que vinham fazendo trabalhadores de outros países da América Latina.

 Foi então que um grupo de 20 pessoas conseguiu, em um esforço coletivo, arrecadar a quantia financeira necessária para registrar os documentos e levar adiante a ideia do novo modelo de negócio. Assim, no dia 05 de julho de 1984 nascia a Cooperativa de Trabalho, Produção e Comercialização dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre Ltda., a Cootravipa, com o lema “A União que deu Certo”.

Um sonho de 20 pessoas que acreditaram, transformou-se na união de 2.500 pessoas. Famílias que já contam com três gerações, que tem a Cootravipa como instrumento de trabalho e desenvolvimento socioeconômico.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cootravipa