Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs entrega 350 marmitas em Porto Alegre

A fome atingiu 19 milhões de brasileiros na pandemia em 2020. Eles estão entre as 116,8 milhões de pessoas que conviveram com algum grau de insegurança alimentar no Brasil nos últimos meses do ano, o que corresponde a 55,2% dos domicílios. O cenário expõe a necessidade de combate à fome no País e mobilizou um grupo de colaboradores do Sistema Ocergs, que no último sábado (3/7), no Dia Internacional do Cooperativismo, realizou a entrega de 350 marmitas para famílias carentes da comunidade da Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre.

A ação, intitulada Marmita Coop, integra o Dia de Cooperar (Dia C), programa que completa 12 anos no Brasil e ocorre desde 2015 no Rio Grande do Sul, com a participação do Sistema Ocergs e das cooperativas. Aqui no RS foram mais de 1,3 milhão de pessoas beneficiadas nos últimos seis anos. Em 2020, 8.524 voluntários de 339 cooperativas e entidades parceiras se dedicaram em ações que englobaram 205 municípios e beneficiaram mais de 434 mil pessoas no Estado.

Número atuais do Dia C no Rio Grande do Sul

Marmita Coop

Os dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, conduzido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), denotam que no ano passado a fome impactou a vida de muitos brasileiros.

Pensando nisso, o Sistema Ocergs está incentivando as cooperativas a realizarem campanhas de arrecadação de alimentos em diversas regiões do Estado. Nesse contexto, o grupo Multiplica, constituído por colaboradores do Sistema Ocergs para pensar em ações sociais, criou a Campanha Marmita Coop. “As cooperativas desenvolvem constantemente ações de responsabilidade social e se envolvem com as comunidades em que atuam. E neste ano, queremos mostrar que as cooperativas enfrentam a crise causada pela Covid-19 com solidariedade, sendo a melhor alternativa de recuperação através da união das pessoas”, defende o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

Números de cooperativismo

O movimento cooperativo engloba 1,2 bilhão de cooperados e 3 milhões de cooperativas no mundo. De acordo com a OCB, o modelo cooperativista reúne 15,5 milhões de cooperados distribuídos em 5,3 mil cooperativas no Brasil. São mais de 427 mil empregos diretos gerados no País, o que reforça o impacto positivo das cooperativas no desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atuam.

No Rio Grande do Sul, são 455 cooperativas que reúnem mais de 3 milhões de associados. O setor emprega 68,3 mil pessoas e gerou em 2020 R$ 2,9 bilhões em sobras apuradas, o que representa uma expansão de 121,98% nos últimos cinco anos.

Quer saber mais sobre o cenário do cooperativismo gaúcho e o impacto do modelo econômico e social na sociedade gaúcha? Então acesse a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) e fique por dentro dos principais números e indicadores de desempenho dos setes ramos de atividades do cooperativismo estadual.