Ir para o conteúdo principal

Cooperativas estão entre as marcas mais lembradas pelos consumidores gaúchos

Considerado como uma espécie de “Oscar” das marcas mais lembradas pelo consumidor do Rio Grande do Sul, o Top of Mind RS 2021 aponta a presença de 11 cooperativas em 11 categorias distintas. Realizado desde 1991, a pesquisa é organizada pela Revista Amanhã em parceria com a Engaje Pesquisas.

Na memória dos consumidores

Uma das marcas invictas do Top of Mind RS, a Unimed chega pela 28ª vez como a marca mais lembrada na categoria Plano de Saúde, com índice de 62,3% nesta edição. A cooperativa de Saúde também figura em outras três categorias: Plano Odontológico (3° lugar, com 7,9% das menções), Clínica Médica (1° lugar, com 32,4%) e Laboratório de Análises Clínicas (3° lugar, com 11,7%).

O ramo de Saúde do cooperativismo gaúcho também marca presença na pesquisa com a lembrança da Uniodonto na categoria Plano Odontológico. A cooperativa retoma novamente a dianteira e aparece como a primeira colocada, com 10,4%.

Cooperativas de Crédito

Na categoria Cooperativa de Crédito, Sicredi (1° lugar, com 65,8%), Sicoob (2° lugar, com 2,4%) e Unicred (4° lugar, com 1,2%) aparecem na relação.

Força do Agro

Quando o assunto são marcas de produtos alimentícios e bebidas, as coops mostram a força do ramo Agropecuário e a tradição de marcas consolidadas no cenário gaúcho. Na categoria Vinícola, o destaque fica para as Cooperativas Vinícolas Aurora e Garibaldi, que aparecem na segunda e terceira posições, com 9,2% e 8,5% das menções, respectivamente. A Aurora também foi lembrada com a marca Marcus James (9° lugar, com 1,5%).

Na categoria Queijo, a Santa Clara mais uma vez foi a marca mais lembrada pelos consumidores gaúchos, com 31,4%. Essa é 11ª vez que a Cooperativa conquista a distinção nessa categoria, que também conta com a presença da Languiru (6° lugar, com 1,8%) e Dália (7° lugar, com 1,5%).

O desempenho das coops agropecuárias também se reflete na lembrança dos consumidores nas categorias Doce de Leite, Leite, Vinho e Espumante. Na categoria Doce de Leite, a Piá Alimentos ocupa a segunda colocação (15,1%) e a Santa Clara figura na quinta posição (3,4%). Já na categoria Leite, Piá (1° lugar, com 25,8%), Santa Clara (3° lugar, com 13,8%), Languiru (4° lugar, com 7,1%) e Dália (8° lugar, com 1,3%) aparecem na lista.

Qualidade da Serra

Os multipremiados vinhos e espumantes das cooperativas vinícolas da Serra Gaúcha também habitam a memória dos consumidores gaúchos. Na categoria Vinho, Garibaldi (2° lugar, com 9,5%) e Aurora (3° lugar, com 8,9% e 10° lugar com a marca Marcus James, com 1,2%) figuram na relação. Na categoria Espumante, Garibaldi (5° lugar, com 5,6%) e Aurora (6° lugar, com 3,6%) também aparecem como destaques.

As Invictas do Top of Mind

A Unimed, a Santa Clara e o Sicredi são destaques entre as invictas do Top of Mind, marcas que vencem em suas categorias há pelo menos seis anos consecutivos. Com a conquista da 28ª vitória seguida na categoria Plano de Saúde, a Unimed se coloca como uma das principais vencedoras do prêmio desde a sua criação.

Há onze anos, os queijos Santa Clara são os mais lembrados pelos gaúchos na pesquisa Top of Mind. Desde que a categoria foi inserida na pesquisa, a Cooperativa é a mais lembrada. Pelo nono ano consecutivo, o Sicredi foi a marca mais lembrada entre as Cooperativas de Crédito. O Sicredi é o primeiro nome na memória do consumidor gaúcho desde a criação da categoria em 2012.

As 40 marcas mais amadas do RS

Enquanto o Top of Mind pergunta qual é a marca mais lembrada pelos gaúchos, no Love Brands os entrevistados respondem qual a marca que mais amam ao falar de determinado serviço, produto ou comunicador. E é claro, as cooperativas não poderiam ficar de fora dessa também. Entre as 40 marcas mais amadas, o destaque fica por conta da presença da Unimed (Plano de Saúde, com 54,4%), Piá (Leite, com 23,9%), Sicredi (Cooperativa de Crédito, com 22,7%) e Uniodonto (Plano Odontológico, com 11,7%).

Sobre o Top of Mind 2020

Para a 31ª edição do Top Of Mind foram ouvidas 1.200 pessoas com idades entre 16 e 65 anos. A coleta das informações ocorreu entre 29 de março e 19 de abril de 2021, por meio da internet e contemplou entrevistas com consumidores das sete mesorregiões do Estado.

Confira as marcas mais lembradas no Top of Mind 2021.