Ir para o conteúdo principal

EBPC: Confira os trabalhos aprovados com foco em cooperativismo

Enquanto cooperativistas e pesquisadores acadêmicos debatem o resultado dos trabalhos científicos durante o 6º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) que ocorre junto com o 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), é grande a expectativa para o anúncio dos trabalhos premiados deste ano.

Ao todo, 706 trabalhos foram submetidos. Desse total, 477 foram aprovados. Dos Grupos de Trabalhos que discutem especificamente o cooperativismo, são 82 trabalhos aprovados, entre artigos científicos e resumos expandidos, que atendem a pelo menos um dos eixos abaixo:

– Identidade e Cenário Jurídico

– Educação e Aprendizagem

– Governança, Gestão e Inovação

– Capital, Finanças e Desempenho

– Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais

No eixo Educação e Aprendizagem, a Escoop está representada pelo trabalho Docentes em Cooperativismo e a Estrutura de Relações no Campo Social”, dos autores: Cinara Neumann Alves e Marco André Cadoná.

FINALISTAS

Apenas um trabalho de cada categoria será eleito o melhor. Conheça, abaixo, os finalistas:

– EIXO IDENTIDADE E CENÁRIO JURÍDICO

Título: Princípios do cooperativismo de trabalho: análise do entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região; Sielen Barreto Caldas de Vilhena, Ana Laura Gschwend Monteiro, Marília Pacheco.

Título: Trajetória organizacional de cooperativas e associações da agricultura familiar vinculadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Minas Gerais; Autores: Isabela Renó Jorge Moreira, Alair Ferreira de Freitas, Joyce Santana Bernardo, Suany Machado Da Silva.

Título: Cooperativismo como solução ou como obrigação? Análise da constituição de cooperativas no setor mineral. Autores: Samuel Soares Da Silva, Alan Ferreira de Freitas, Alair Ferreira de Freitas.

– EIXO EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Título: Representações sociais dos discentes do curso de graduação em cooperativismo da UFV sobre educação cooperativista; Autores: Almiro Alves Junior, Guilherme Braga da Matta, Isabela Renó Jorge Moreira.

Título: Docentes em Cooperativismo e a Estrutura de Relações no Campo Social; Autores: Cinara Neumann Alves, Marco André Cadoná.

Título: Estratégias da educação a distância para cooperados Cresol e comunidades; Autores: Mayá Patricia Savian Prolo, Roberto Gamzer, Emerson Luan Hack, Alisson Gustavo Borghezan.

– EIXO GOVERNANÇA, GESTÃO E INOVAÇÃO

Título: Consumer-brand relationships (CBR): Um estudo empírico de um modelo integrativo em uma cooperativa de crédito no Brasil. Autor: Fabrício Henrique de Figueiredo.

Título: Percepção dos colaboradores com a implementação do home office em uma instituição financeira cooperativa. Autores: Felipe Pinto Rios, Jaime Peixoto Stecca, Marcia Helena dos Santos Bento, Angelita Freitas da Silva.

Título: Comunicação e lealdade como estratégias de governança cooperativa em uma cooperativa de produtores de leite. Autores: Ana Maria Machado Toaldo, Simone Regina Didonet, Clea Beatriz Macagnan, Marcelo Bazilio Ferreira.

EIXO CAPITAL, FINANÇAS E DESEMPENHO

Título: Cooperativas financeiras: uma discussão metodológica da análise da produtividade do negócio e do pearls. Autores: Gustavo Henrique Dias Souza, Valéria Gama Fully Bressan, Alexandre de Pádua Carrieri, Cinthia Moysés Gonçalves.

Título: Earnings management and income smoothing practices: a panel data regression model with brazilian credit cooperatives. Autores: Realdo de Oliveira, Leonardo Flach, Jonatas Dutra Sallaberry.

Título: The competition by deposits in the Brazilian financial intermediation network. Autores: Marcelo Henrique Shinkoda Santos, Marcelo Jose Braga, Valéria Gama Fully Bressan.

EIXO IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS

Título: A estratégia de incorporação como fator de crescimento sustentável – o caso da expansão da Cocamar na região norte do estado do Paraná. Autores: Emerson da Silva Nunes, Eduardo Damião da Silva.

Título: Indicadores de sustentabilidade: Mitigadores de assimetria da informação entre organizações cooperativas e seus stakeholder primários. Autores: Clea Beatriz Macagnan, Rosane Maria Seibert.

RESULTADO

O resultado final será conhecido nesta sexta-feira, 6/8, às 10h, no nosso canal no YouTube: www.youtube.com/sistemaocb.

COOPERAÇÃO

O evento começou nesta segunda-feira e vai até o dia 6 de agosto. Pela primeira vez, o EBPC e o SOBER ocorrem juntos. O objetivo é aproximar os públicos dos dois eventos e fortalecer o debate sobre as produções científicas voltadas ao campo e a todos os ramos do cooperativismo brasileiro. O tema deste ano é Ações coletivas e resiliência: inovações políticas, socioeconômicas e ambientais.

Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever.

Fonte: Sistema OCB