Ir para o conteúdo principal

Agentes de cooperativas participam de programa de capacitação

O mês de julho marcou o encerramento do curso de extensão do Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas, que reuniu 41 participantes de 31 cooperativas gaúchas, representando os ramos Agropecuário, Saúde, Crédito e Infraestrutura. A capacitação foi realizada pelo Sistema Ocergs e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop.

Com carga horária de 16 horas, o Programa se divide em sete módulos de ensino e visa oferecer conhecimento técnico sobre as ferramentas e programas de apoio à cooperativa, oferecidos pelo Sistema Ocergs. Além disso, o treinamento gera subsídios para que os agentes das cooperativas possam elaborar projetos coerentes com os respectivos diagnósticos das suas coops.

Conheça os módulos

Módulo I – Sistema Cooperativista e Diretrizes (2h)

Módulo II – Planejamento Estratégico e OKR (2h)

Módulo III – Programas de Monitoramento (2h)

Módulo IV – Comunicação Persuasiva (2h)

Módulo V – Desbravando o GDH (4h)

Módulo V – Desbravando os diagnósticos (4h)

Módulo VI – Métodos Ágeis (2h)

Módulo VII – Inovação e Ecossistema de Inovação (2h)

Metodologia

O Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é ofertado na modalidade de educação à distância (EaD), ocorrendo na metodologia síncrona e assíncrona, com a utilização de webconferência na Plataforma Lector.

O curso agora será ofertado de maneira assíncrona. Serão 50 vagas e 90 dias para os inscritos realizarem o curso. As inscrições iniciam no dia 12/8 por meio do site do Sescoop/RS e vão até o dia 30 de agosto. A turma assíncrona será liberada no dia 1 de setembro. 

Certificação

A certificação será concedida a todos que concluíram o curso e apresentaram 75% de frequência de participação nas atividades em todos os módulos. Para o curso on-line 100% assíncrono, a certificação será baseada na realização de todas as etapas previstas do curso, tais como vídeos, materiais de leitura e teste.

Investimento e critérios para isenção da inscrição

A capacitação é ofertada de forma gratuita. Para isenção da inscrição no Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é necessário que a cooperativa seja registrada e esteja regular no Sistema Ocergs-Sescoop/RS, bem como faça adesão a um dos programas de Monitoramento.

Como faço para participar do Programa

Agentes de cooperativas interessados em participarem da capacitação podem enviar e-mail para relacionamento@escoop.edu.br, manifestando interesse.