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Sai a lista dos premiados do 6º EBPC

O resultado da seleção dos trabalhos premiados nesta edição do 6º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) que ocorre junto com o 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), foi divulgado no dia 6 de julho, último dia dos eventos, após uma semana intensa de apresentação de trabalhos e debates.

Ao todo, 706 trabalhos foram submetidos. Desse total, 477 foram aprovados. Dos Grupos de Trabalhos que discutem especificamente o cooperativismo, são 82 trabalhos aprovados, entre artigos científicos e resumos expandidos, que atendem a pelo menos um dos eixos abaixo.

– Identidade e Cenário Jurídico

– Educação e Aprendizagem

– Governança, Gestão e Inovação

– Capital, Finanças e Desempenho

– Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais

– EIXO IDENTIDADE E CENÁRIO JURÍDICO

Título: Trajetória organizacional de cooperativas e associações da agricultura familiar vinculadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Minas Gerais; Autores: Isabela Renó Jorge Moreira, Alair Ferreira de Freitas, Joyce Santana Bernardo, Suany Machado Da Silva.

– EIXO EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Título: Docentes em Cooperativismo e a Estrutura de Relações no Campo Social; Autores: Cinara Neumann Alves, Marco André Cadoná.

– EIXO GOVERNANÇA, GESTÃO E INOVAÇÃO

Título: Comunicação e lealdade como estratégias de governança cooperativa em uma cooperativa de produtores de leite. Autores: Ana Maria Machado Toaldo, Simone Regina Didonet, Clea Beatriz Macagnan, Marcelo Bazilio Ferreira.

– EIXO CAPITAL, FINANÇAS E DESEMPENHO

Título: Earnings management and income smoothing practices: a panel data regression model with brazilian credit cooperatives. Autores: Realdo de Oliveira, Leonardo Flach, Jonatas Dutra Sallaberry.

– EIXO IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS

Título: Indicadores de sustentabilidade: Mitigadores de assimetria da informação entre organizações cooperativas e seus stakeholder primários. Autores: Clea Beatriz Macagnan, Rosane Maria Seibert.

ESCOOP NO EBPC

Destaque para o trabalho da Escoop, com o título “Docentes em Cooperativismo e a Estrutura de Relações no Campo Social”, dos autores Cinara Neumann Alves e Marco André Cadoná.

O trabalho apresenta as características dos professores em cooperativismo no nosso Estado:

O artigo é derivado da tese de doutorado da professora da Escoop, Cinara Alves, que buscou analisar a construção do campo de ensino superior em cooperativismo no Rio Grande do Sul. O professor Dr. Marco Cadoná, do PPGDR da UNISC também assina o trabalho e foi orientador da tese. Foi realizado um mapeamento das instituições de ensino superior com cursos de graduação e pós-graduação no Rio Grande do Sul, bem como as grades curriculares e os professores do campo. A partir desse processo, conteúdos e orientações teórico metodológicas dos cursos foram analisados, entre outros aspectos relevantes para a construção de um campo social, conforme metodologia utilizada.

Para Cinara, os docentes são agentes centrais na construção do campo, e eles buscaram conhecer quem são os docentes (formação, instituições que atuam, áreas de pesquisa etc.). A tese, que foi defendida em 2019 foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC para concorrer ao Prêmio Capes de Tese no ano de 2020, importante premiação acadêmica do País.

O trabalho apresentado no EBPC reflete este último aspecto, os docentes do campo de ensino superior em cooperativismo e a estrutura de relações deste campo. A partir da noção de campo de Bourdieu, foi realizada uma pesquisa documental e entrevistas para compreender quem são os docentes, suas áreas de formação e suas narrativas.

“O resultado sempre é coletivo, o prêmio de melhor trabalho apresentado no Eixo Educação e Aprendizagem do EBPC é de todos os docentes do campo. A contribuição de todos para a pesquisa, o apoio e investimento da nossa ESCOOP, mantida pelo SESCOOP, foram e são fundamentais para a realização da pesquisa, não apenas da publicação, mas de toda a pesquisa que fazemos todos os dias e que retorna aos cooperados pelo nosso trabalho em sala de aula”, comenta Cinara.

E reitera: Pesquisar sobre este tema é importante por que quando conhecemos os professores que atuam na educação cooperativa (seja nos cursos de graduação, pós-graduação e até mesmo na extensão) podemos conhecer e compreender como é esse ensino. O nosso trabalho evidencia que professores que são vinculados as instituições de ensino de maneira formal e regular possuem melhores resultados e maiores incentivos para que possam voltar suas pesquisas a temática cooperativa e isso vai ser refletido na sala de aula. E retorna para as cooperativas na forma de soluções que contemplem todas as características de uma cooperativa com base nos valores e princípios do cooperativismo“.

AGRADECIMENTOS

Para a gerente de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB, Geâne Ferreira, o final desta semana não poderia ser de outra maneira, a não ser cercado de gratidão. “Finalizamos esses dias intensos de trabalho com muito orgulho do resultado das pesquisas voltadas ao cooperativismo. Por isso, queremos agradecer a todos os envolvidos desde o planejamento até a execução do nosso EBPC que, neste ano, ocorreu pela primeira vez junto com o Sober”.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, também fez questão de destacar o papel dos parceiros neste ano. “Quero agradecer, em nome do cooperativismo brasileiro, à Sober, à CNA e à comissão científica pela parceria tão profícua. Também agradecemos a todos os pesquisadores que submeteram seus trabalhos e que trouxeram um diferencial para os resultados práticos e, mais além, para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.”

Fonte: Sistema OCB