Ir para o conteúdo principal

Comunidade da zona leste de Porto Alegre recebe 350 marmitas do Sistema Ocergs

Para auxiliar no combate à fome no País, um grupo de colaboradores do Sistema Ocergs realizou, no último sábado (14/08), a entrega de 350 marmitas para famílias carentes da comunidade da Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre.

A ação, intitulada Marmita Coop, integra o Dia de Cooperar (Dia C), e acontece uma vez por mês. O programa completa 12 anos no Brasil e ocorre desde 2015 no Rio Grande do Sul, com a participação do Sistema Ocergs e das cooperativas. Aqui no RS foram mais de 1,3 milhão de pessoas beneficiadas nos últimos seis anos. Em 2020, 8.524 voluntários de 339 cooperativas e entidades parceiras se dedicaram em ações que englobaram 205 municípios e beneficiaram mais de 434 mil pessoas no Estado.

Marmita Coop

Os dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, conduzido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), denotam que no ano passado a fome impactou a vida de muitos brasileiros.

Pensando nisso, o Sistema Ocergs está incentivando as cooperativas a realizarem campanhas de arrecadação de alimentos em diversas regiões do Estado. Nesse contexto, o grupo Multiplica, constituído por colaboradores do Sistema Ocergs para pensar em ações sociais, criou a Campanha Marmita Coop. “A solidariedade está no DNA do cooperativismo. E na crise causada pela Covid-19, as cooperativas comprovam que são a melhor alternativa de recuperação, através da união”, defende o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

Campanhas do Sistema Ocergs do Dia C

Além do Marmita Coop, outros projetos também integram o Dia C no Sistema Ocergs como por exemplo Campanha do Agasalho, arrecadação de produtos de limpeza e de higiene para o projeto Banho Solidário, de lacres de latas de alumínio para o projeto Eu Ajudo na Lata, da Unimed, uma iniciativa solidária para levantar fundos e assim viabilizar a compra de cadeiras e itens que proporcionem mais acessibilidade às pessoas com deficiência.

A arrecadação de tampas plásticas é realizada e direcionada para o Tampinha Solidária, um projeto social de reciclagem de tampas, com o objetivo de garantir recursos financeiros e destinar a aquisição de fraldas geriátricas para lares de idosos carentes, previamente selecionados e devidamente registrados. E ainda, a arrecadação de alimentos que já conta com 700 kg de alimentos entregues em forma de marmita ou alimentos in natura para entidades que beneficiam comunidades carentes.

Número atuais do Dia C no Rio Grande do Sul