Ir para o conteúdo principal

Instituto Unicred RS e Unicred Horizontes apoiam projeto Cine CAPSi

O Instituto Unicred RS, sempre dedicado a estimular às causas sociais nas comunidades em que está inserido, se uniu à Unicred Horizontes para apoiar o projeto Cine CAPSi, iniciativa da CAPS Infância e Adolescência, promovido pelo Hospital Bom Pastor, Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí e Ministério da Saúde. O projeto, que oferece sessões de cinema itinerante gratuitas, tem como objetivo principal a promoção e prevenção em saúde mental por meio da sétima arte para crianças e adolescentes do município.

A partir de uma Kombi de cor laranja equipada com toda a tecnologia e estrutura necessárias para as sessões ao ar livre, o projeto foi apresentado recentemente para a comunidade com uma sessão de estreia, que contou com a participação de autoridades, da rede de atenção psicossocial, da rede de proteção à infância e juventude, de atendidos pelo serviço e familiares, assim como da comunidade local. Além da sessão e de outras apresentações artísticas, a apresentação contou também com os patrocinadores da Kombi, o Hospital Bom Pastor, e do material audiovisual e de cadeiras para o público adulto e infantil, a Unicred.

Com exibições programadas para cada 15 dias, a seleção dos filmes é feita a partir de uma análise sobre os atendidos do serviço da região em que ocorrerá a sessão, considerando as temáticas mais importantes a serem trabalhadas para cada público. Segundo a Dra. Alexandra Tonel Schroder, idealizadora do Cine CAPSi, o projeto tem como meta algo muito importante: “Temos como principal objetivo favorecer a promoção e prevenção em saúde mental por meio da exibição de filmes (cinematerapia) direcionados a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social ou fragilidade psíquica no município de Ijuí”, aponta.

Para o presidente do Instituto Unicred RS, Paulo Abreu Barcellos, o projeto representa a dedicação da instituição às causas sociais. “Um de nossos principais propósitos está em atuar continuamente com causas sociais, algo que temos a maior alegria em poder participar, ainda mais em projetos como este, que promove a saúde mental para crianças e adolescentes a partir da cultura e da arte”, declara.

Para participar do projeto e saber mais sobre as próximas sessões, é possível entrar em contato com o Cine CAPSi a partir do telefone (55) 3333-5854. As exibições ocorrem respeitando todos os protocolos vigentes de segurança, saúde e distanciamento social indispensáveis ao momento em que vivemos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto Unicred RS