Ir para o conteúdo principal

Prazo para cadastro do Planejamento 2022 no GDH abre dia 15 de setembro


O prazo para as cooperativas cadastrarem o seu Planejamento de 2022 no Sistema de Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH) abre na próxima quarta-feira (15/9) e se estende até o dia 30 de setembro. Dentre as novidades, a partir de agora a coop pode utilizar 35% do valor recolhido anualmente ao Sescoop para ações descentralizadas – anteriormente ficava limitado a 30%. 

O gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio Oliveira, ressalta que o acesso aos recursos do Sescoop/RS, desde 1° de janeiro de 2020, está condicionado à participação da cooperativa em ao menos um dos Programas de Monitoramento: Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (DESEMPENHO) ou Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC). A cooperativa também precisa estar regular junto à Ocergs.

“O planejamento deve refletir as necessidades da cooperativa identificadas nos diagnósticos dos Programas de Monitoramento. Eles servem como base para a criação dos Planos de Eventos”, afirma. Com a criação da Resolução 132, as coops podem elaborar o planejamento com títulos abrangentes, em um estilo “guarda-chuva”, possibilitando a realização de diversos Planos de Eventos. Dessa forma, uma cooperativa que deseje realizar cursos de Normas Regulamentadoras, por exemplo, pode ao invés de criar um título para cada norma (NR 10, NR 12, NR 35, etc), gerar um título único “Normas Regulamentadoras”. A mudança tornou o planejamento mais objetivo e flexível, desburocratizando o processo e ajudando a cooperativa na concepção dos seus Planos de Eventos.

ATENÇÃO AO PRAZO

As cooperativas devem ficar atentas ao prazo para cadastro do Planejamento, realizando esforços para antecipar ao máximo a inclusão dos títulos no Sistema GDH. Desta forma, os analistas do Sescoop/RS terão tempo adequado para analisar cada título e proceder junto com o agente da cooperativa ajustes que se fizerem necessários.

SAIBA MAIS

Para saber mais sobre a realização de eventos com recursos do Sescoop/RS acesse a Resolução 132 na íntegra em: http://bit.ly/2r2mRlT.

ENCONTRO DOS AGENTES 

Na próxima terça-feira (14/9), o Sescoop/RS realizará o Encontros dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista. O evento será realizado pela plataforma Microsoft Teams, das 14h às 16h. O link para inscrição e a programação completa do evento serão encaminhados por e-mail. Acompanhe as notícias no site do Sescoop/RS e fique por dentro das atualizações.

Acesse a seguir o tutorial completo com anexos e informações sobre o Sistema GDH e o Planejamento:

Anexo I – Modelo de Designação do Agente

Anexo II – Fluxo de Atividades

Anexo III – Ferramenta Simulação do Planejamento GDH versão 2022

Anexo IV – Cálculo de Honorários 2021

Anexo V – Termo de Cessão de Direitos

Anexo VI – Checklist Prestação de Contas

Anexo VII – Modelo de Declaração de Certificação

Tutorial Sistema GDH