Ir para o conteúdo principal

Presidente da Cotribá recebe Medalha do Mérito Farroupilha

O presidente da Cotribá, Celso Leomar Krug, foi agraciado com a maior honraria do parlamento gaúcho. Em solenidade realizada junto à casa da Cotribá na Expointer nesta quarta-feira (08), Celso foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha. A distinção foi entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, juntamente com o deputado proponente da homenagem, Clair Kuhn.

No ano em que a Cotribá celebra 110 anos e o presidente completa 45 anos de trabalho junto à cooperativa, a distinção valoriza a trajetória e o legado deixado por Celso Krug em prol do desenvolvimento do agronegócio.

Celso iniciou sua vida profissional na Cotribá, na função de engenheiro agrônomo, no ano de 1976. Seu trabalho estava voltado aos serviços de assistência técnica para os produtores rurais. Logo nos primeiros meses junto à Cooperativa, conheceu o projeto da CCGL pelo desenvolvimento da bacia leiteira no estado do Rio Grande do Sul. Celso abraçou a ideia e passou a incentivar os associados e demais produtores rurais a investir na produção de leite, liderando um grande desafio.  Desacreditada por muitos no início, hoje a pecuária leiteira é uma das grandes fontes de renda dos agricultores da região do Alto Jacuí, e o pioneirismo liderado por Celso Krug no desenvolvimento da atividade também proporcionou que a Cotribá realizasse a implantação de diversas tecnologias na atividade leiteira.  Filho de pequenos produtores rurais, Celso conseguiu, na prática, demonstrar que é possível obter renda na agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem no interior.  Em uma trajetória profissional marcada pela dedicação, trabalho, seriedade e comprometimento, Celso assumiu novos desafios junto à Cotribá. Em 1981, foi eleito vice-presidente, e em 1993, presidente da cooperativa. Além de ser sempre atuante no cooperativismo gaúcho, sua liderança foi muito importante para o desenvolvimento dos negócios da Cotribá como um todo. Hoje, a cooperativa faz parte do desenvolvimento do agronegócio com atuação direta em 26 municípios gaúchos através de pontos de negócio, no entanto, seus produtos e serviços estão disponíveis em mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O deputado Clair Kuhn, proponente da homenagem, destaca que Celso é um exemplo não só para o agronegócio, mas uma inspiração para todo o Estado. “É  uma alegria muito grande estar no parlamento gaúcho e poder fazer este reconhecimento, divulgar a todo o Estado a trajetória do Celso. A sua dedicação ao trabalho é um exemplo para todos. A sua caminhada vitoriosa é um exemplo de vida, de um líder que superou inúmeros desafios. Certamente, a nossa região não seria a referência de desenvolvimento e qualidade de vida sem este trabalho capitaneado pelo esforço deste líder que homenageamos”, salienta Clair.

Emocionado, Celso agradeceu a homenagem. “É uma grande honra, como presidente da Cotribá, ser prestigiado pelos deputados, pelas lideranças que aqui estão, e receber esta homenagem. Um reconhecimento ao trabalho desenvolvido em uma cooperativa que tem 110 anos de história, de caminhada, de sucesso, sem interrupção. É sinal de que fizemos um trabalho pela agricultura e pecuária do Rio Grande do Sul. Se estamos aqui, é porque o associado confia em nosso trabalho. Um agradecimento aos colaboradores, equipe diretiva, ao vice-presidente Enio Nascimento, à minha família, todos fazem parte desta homenagem”

O presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza, salientou a importância do parlamento gaúcho ter a oportunidade de valorizar o trabalho de lideranças como Celso. “É uma liderança em uma cooperativa que traduz toda a força do agro. Esta homenagem é em nome do povo gaúcho, porque o trabalho que o Celso e que a Cotribá fazem é muito importante para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.

A solenidade de outorga da Medalha do Mérito Farroupilha ao presidente da Cotribá contou com a participação do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, do deputado federal Alceu Moreira (MDB), dos deputados estaduais Beto Fantinel (MDB) e Elton Weber (PSB), prefeitos Abel Grave (Ibirubá) e Gustavo Stolte (Quinze de Novembro), vereadores e representantes de entidades. Também prestigiaram o evento os familiares do presidente (irmão Ernesto, esposa Lúcia, filhos Vinicius e Cristiano, enteada, noras e netos), o vice-presidente Enio Nascimento, gerentes da cooperativa, colaboradores, associados e imprensa. A solenidade também foi transmitida ao vivo e está disponível, na íntegra, no canal do Youtube da Assembleia Legislativa: https://youtu.be/hscXw_bGlEk