Ir para o conteúdo principal

Ocergs recebe homenagem por atuação de destaque na pandemia da Covid-19

A Ocergs recebeu na tarde desta quinta-feira (16/9) homenagem por sua destacada atuação na pandemia da Covid-19. A premiação foi concedida durante o Seminário Empresas e Consumidores: unidos pela retomada econômica do RS, promovido pelo Instituto do Consumidor Geração X – ICONX, com apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, participou como debatedor no painel Saúde, Economia e Consumo, que reuniu também o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade; diretor executivo do Procon Porto Alegre, Wambert Di Lorenzo; presidente do Simers, Marcelo Matias, Simers; vice-presidente do Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor e mediador do painel, Alexandre Appel.

Cooperativismo a serviço da sociedade

Para o presidente do sistema cooperativista gaúcho, o bom desempenho das cooperativas se reflete no crescimento do faturamento, que nos últimos cinco anos atingiu a marca de 44,25%. Vergilio Perius destacou que um dos grandes diferenciais do cooperativismo é que as sobras geradas pelas cooperativas permanecem nas comunidades em que elas estão inseridas. “O movimento cooperativo atua como um potencial agente de transformação e desenvolvimento econômico e social”.

Na geração de mão de obra, no acumulado de 2020, o saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas foi de 3.683, o que aponta variação relativa de 5,7%. A expansão de postos de trabalho no setor, que em 2020 registrou 68.303 empregos diretos, contrasta com o cenário do Rio Grande do Sul, que amargou no ano passado o segundo pior saldo no mercado de trabalho formal do Brasil, com o fechamento de 20.220 empregos.

Segundo Perius, o sistema cooperativo de saúde desenvolve um papel fundamental no combate à pandemia da Covid-19, com destaque para os Sistemas Unimed e Uniodonto, que auxiliam a rede de saúde pública. O dirigente também ressaltou o atendimento através do serviço de telemedicina e os investimentos realizados pela Unimed na construção de novos hospitais.

Participaram do evento o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, a analista técnica do Monitoramento do Sescoop/RS, Valeska Ilha e o assessor de Comunicação e Marketing do Sescoop/RS, Leonardo Machado.

Não conseguiu assistir a solenidade ao vivo ou quer rever novamente? Então acesse o evento na íntegra aqui.