Ir para o conteúdo principal

Certel é a única cooperativa brasileira citada em relatório internacional da ACI

O histórico de ações da Certel para preservar o meio ambiente foi reconhecido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), órgão máximo do cooperativismo mundial. A Cooperativa é a única brasileira que ganhou destaque em um relatório internacional, publicado no dia 23 de setembro. O conteúdo fornece uma visão geral inovadora sobre como as cooperativas agem para proteger o meio ambiente, adaptando-se aos impactos das mudanças climáticas e da degradação ambiental.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o relatório evidencia três objetivos que a Certel atende:

ODS 4: Educação de qualidade

“A Certel fornece técnicas acadêmicas e treinamentos especializados para os funcionários, membros executivos e líderes da Cooperativa”.

ODS 7: Energia limpa e acessível

“A Certel concentra-se em gerar sua eletricidade a partir de fontes renováveis, como fotovoltaica, eólica e hidrelétrica”.

ODS 13: Ação contra a mudança global do clima

“Instalação da preservação permanente às áreas próximas aos seus projetos elétricos, como a Reserva Particular de Natural Patrimônio de 46 hectares de propriedade da Cooperativa”.

O relatório foi desenvolvido pela ACI, além de representantes de alto nível do movimento cooperativo, da sociedade civil e de órgãos de pesquisa das ONU. “É um importante reconhecimento, pois valoriza os trabalhos na área da sustentabilidade que a Certel promove desde 1985, quando pouco se falava em preservação ambiental, e que estão muito presentes no dia a dia da Certel, com importantes investimentos em energias renováveis”, avalia o coordenador de meio ambiente da Certel, Ricardo Jasper.

Na visão do presidente, Erineo José Hennemann, a presença da Certel no relatório da ACI comprova que as atitudes socioambientais praticadas na região são importantes e favorecem para uma melhor qualidade de vida das comunidades. “Dedicamos o reconhecimento a cada um dos nossos mais de 70 mil associados e também ao engajamento das nossas equipes que atuam para gerar desenvolvimento consorciado ao respeito ambiental. O fato também aumenta nosso compromisso, e que possamos, cada vez mais, considerar a preservação dos ecossistemas em nossas ações, assim como estimular que toda a sociedade também o faça”, afirma Hennemann.

O relatório está disponível no site da ACI e pode ser acessado aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Certel