Ir para o conteúdo principal

Livro valoriza estratégias de crescimento e diversificação para consolidação da Languiru

“A maioria das pessoas não tem ideia do tamanho da Languiru.” A frase é utilizada de maneira recorrente pelo presidente de uma das maiores Cooperativas do Sul do Brasil, Dirceu Bayer. A citação também consta na apresentação do livro “Cooperativa Languiru: da reestruturação à consolidação, a estratégia de crescimento e diversificação, após a reestruturação a partir de 2002”.

A obra idealizada por Bayer “foi para o papel” com apoio do setor de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Languiru, do Centro de Memória da Univates e da Ocergs-Sescoop/RS. “Esta é a segunda edição que versa sobre o tema, um registro da história da Languiru, garantindo que isso não se perca com o tempo, um legado da Cooperativa às futuras gerações. Agradeço a todos os envolvidos no desenvolvimento desse segundo livro, obra que reconhece o trabalho de gestão profissional realizado, atendendo aos interesses do quadro social da Cooperativa”, frisa o presidente.

O lançamento oficial da obra integra a programação dos 66 anos da Languiru, celebrados no próximo dia 13 de novembro, com início da sua divulgação e distribuição. O material produzido ao longo dos últimos meses traz um resgate histórico e a evolução da Cooperativa até os 65 anos, comemorados em 2020. Chegando ao 66º aniversário, alguns capítulos extras já seriam necessários, pois a Languiru segue crescendo e conta com novas unidades comerciais e industriais no seu diversificado ramo de atuação.

Organização

A produção tomou todos os cuidados no que diz respeito à pandemia, muitas das reuniões e entrevistas foram realizadas no formato online. “Foi desafiante encontrarmos as respostas de pesquisas, já que era difícil estarmos reunidos de forma presencial”, ressalta Marcos Kreutz, doutor em Ambiente e Desenvolvimento e pós-doutor em Ensino, que auxiliou no desenvolvimento do livro.

“A obra transmite a visão em relação às questões sociais, investimentos e preservação da memória institucional”, enaltece Patrícia Schneider, mestre em Patrimônio Cultural, que também participou da organização do livro, juntamente com a coautora Neli T. Galarce Machado, doutora em Arqueologia.

A obra é uma continuação da primeira edição, ‘Caminhos da recuperação da Cooperativa Languiru’, editada em 2014 e que aborda a história de 2002 até 2012. “Ao olharmos o resultado, é importante olharmos a trajetória exitosa, como consequência de uma série de ações e decisões orientadas pela gestão estratégica, a partir do programa de reestruturação iniciado há cerca de 20 anos. Ao olharmos para trás, vemos que sim, valeu a pena. O desempenho no passado recente nos permite sonhar mais e, crescendo a Languiru, crescem também os associados, os empregados, as comunidades onde estamos inseridos”, conclui Bayer.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru