Ir para o conteúdo principal

Cooperativas com a melhor gestão do Brasil são premiadas

Fim da espera! O Sistema OCB divulgou nesta terça-feira (7) as cooperativas contempladas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2021. O selo ouro foi entregue para 30 cooperativas, enquanto o de prata ficou com outras 39 e o de bronze com 34. Das 103 cooperativas reconhecidas, 9 receberam o selo ouro no nível de maturidade rumo a excelência, que representa a categoria mais avançada da premiação. A cerimônia foi realizada em evento online e contou com a presença de representantes do cooperativismo nas cinco regiões do país.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a busca pela excelência faz parte do dia a dia cooperativista que busca, constantemente, se tornar cada vez mais forte e competitivo. “Mais que a premiação, o que o cooperativismo está alcançando é a participação em um programa de excelência que contribui para a melhoria da qualidade de processos e também de vida. É mais do que a simples geração de empregos ou renda. É levar prosperidade para as localidades onde cada cooperativa está presente. Os resultados são extraordinários e nos enche de orgulho”.

Entre as premiadas, a Unimed-BH conquistou o reconhecimento de maturidade nível Ouro dentro da categoria Rumo à Excelência pela terceira vez consecutiva. Com 42 troféus, Minas Gerais foi o estado com o maior número de cooperativas reconhecidas. Paraná (15) e Santa Catarina (10) aparecem em seguida. Em relação aos ramos, o que registrou o maior número de premiações foi o Crédito (49) seguido do de Saúde (30).

Governança

A governança é um dos grandes pilares do cooperativismo. Garantir o alcance dos objetivos sociais e assegurar a gestão de modo sustentável é um grande desafio e também uma conquista. Por isso, o SomosCoop Excelência em Gestão também premia com o selo Destaque Governança as cooperativas que se destacam nesse quesito. A avaliação observa a originalidade da prática, os indicadores de educação cooperativista e o nível de satisfação dos cooperados com os processos de governança.

Busca pela excelência

Uma novidade desta edição foi o Destaque Busca pela Excelência, destinado às cooperativas que não alcançaram pontuação para serem visitadas e consequentemente reconhecidas, mas que são engajadas no programa. O objetivo é valorizar a participação e o empenho em melhorar os processos de gestão, ou seja, que estão no caminho certo para alcançar o nível de excelência.

No total, 10 cooperativas, duas de cada região do país, receberam o destaque: Coapa, do Tocantins e Sicoob Cooesa, do Pará (Região Norte); Sicoob Central, da Bahia e Unimed Fortaleza (Região Nordeste); Sicredi Centro-Sul e Sicredi União, do Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste); Unimed Juiz de Fora, de Minas Gerais e Sicoob Sul, do Espírito Santo (Região Sudeste); e Coopera e Sicoob Transcredi, de Santa Catarina (Região Sul).

Participação

Na edição deste ano, a premiação que ocorre a cada dois anos, recebeu a inscrição de 310 cooperativas, número 14% superior ao de 2019. A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Além disso, todas as etapas de avaliação foram realizadas de forma virtual para garantir a saúde e a segurança do processo em decorrência da pandemia da Covid-19.

Já a banca julgadora, responsável por definir as cooperativas contempladas, foi formada por representantes de entidades parceiras do Sistema OCB que possuem conhecimento técnico sobre o cooperativismo. São eles: Fabiana Durgant, do Ministério da Agricultura; Mateus Neves, da Universidade Federal de Viçosa; Paula Leitão, do Banco Central do Brasil; Roberto Rodrigues; da Fundação Getúlio Vargas; e Samir Martins, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

As cooperativas foram reconhecidas pelas boas práticas de gestão e excelência divididas em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta também com três níveis de maturidade: primeiros passos para a excelência; compromisso com a excelência; e rumo a excelência.

Cooperativas Gaúchas

Destaque para as cinco cooperativas gaúchas que foram reconhecidas nos seguintes níveis:

Nível: Compromisso com a Excelência

Categoria: Reguladas pelo Bacen ou ANS

Nível: Compromisso com a Excelência

Categoria: Reguladas pelo Bacen ou ANS

Nível: Compromisso com a Excelência

Categoria: Reguladas pelo Bacen ou ANS

Nível: Rumo à Excelência

Categoria: Reguladas pelo Bacen ou ANS

Nível: Rumo à Excelência

Categoria: Não reguladas pelo Bacen ou ANS

Confira a lista das cooperativas reconhecidas com a melhor gestão do Brasil, por ordem alfabética e níveis de maturidade:

Primeiros passos – Bronze

Primeiros passos – Prata

Primeiros passos – Ouro

Compromisso com a Excelência – Prata

Compromisso com a Excelência – Bronze

Compromisso com a Excelência – Ouro

Rumo à Excelência – Prata

Rumo à Excelência – Ouro