Ir para o conteúdo principal

Trajetória da Ocergs é tema de livro comemorativo de 50 anos

A Ocergs lançou oficialmente o livro Ocergs 50 anos – 1971 a 2021, uma obra escrita a muitas mãos por pessoas que fazem parte da história do cooperativismo no Estado. O livro retrata o caminho percorrido pela entidade com seus desafios, superações e realizações junto às cooperativas e associados e que contribuiu para o fortalecimento e qualificação do sistema no Estado.


Dividido em dez capítulos, o livro é apresentado sob duas perspectivas: a primeira parte, de autoria do professor Edgar Schulze, resgata aspectos importantes da história do cooperativismo e da constituição da Ocergs. Já a segunda parte agrega relatos e contribuições de representantes dos diferentes ramos do cooperativismo gaúcho – Agropecuário, Saúde, Crédito, Consumo, Infraestrutura, Transporte e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.


O objetivo da obra é registrar os 50 anos da criação da Ocergs, pela Lei n.º 5.764/1971, a Lei do Cooperativismo, que foi aprimorada a partir da Constituição Federal de 1988. A par tir daí, com a libertação da vinculação ao Estado, a Ocergs e o Sistema OCB, em nível nacional, fortaleceram o cooperativismo, que se tornou mais autônomo.


O livro também traz a atuação da Ocergs em seus três pilares: representação política do cooperativismo, registro e certificação das cooperativas e a formação educacional e profissional, concretizado através do Sescoop/RS, criado em 1998. “Ele fornece os recursos e meios necessários, inclusive com a Faculdade de Tecnologia de Cooperativismo (Escoop), para preparar a gestão das cooperativas, principalmente no nível de executivos, dirigentes e empregados. É um investimento que tem transformado o cenário das cooperativas e, hoje, a gestão não é mais um problema, e sim uma solução”, destaca Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs.


Na obra, é possível reviver a história de muitas lideranças da Ocergs através de registros fotográficos inéditos. Perius destaca a importância da entidade e o que espera para o futuro. “Por meio da Ocergs, somos parceiros para que cada cooperativa possa progredir e avançar. Para que isso aconteça, é fundamental olhar para a nossa história e conhecer o caminho que trilhamos, com foco na essência do cooperativismo, que são as pessoas. Aprendemos com as experiências, muitas delas registradas nesta publicação, e são elas que impulsionam o nosso futuro. A Ocergs continuará atuante como entidade, contribuindo para avançarmos cada vez mais naquilo que é comum a todos nós: a força do cooperativismo”, finaliza.

A obra completa está disponível através do link: https://bit.ly/3IXhPum