Ir para o conteúdo principal

Associados da Cotrijal e Coagrisol aprovam incorporação

A parceria entre a Cotrijal e a Coagrisol teve um avanço importante na última semana. Em Assembleias Gerais Extraordinárias, os associados das duas cooperativas aprovaram, de forma unânime, a incorporação e a criação de uma comissão mista, formada por três associados de cada cooperativa, que procederá estudos para dar andamento às demais etapas da união.

A partir de agora, parte-se para uma nova etapa, uma nova reunião, agora conjunta, marcada para fevereiro de 2022, para ritos processuais. A nova estrutura, que tem lançamento previsto para acontecer entre 7 e 11 de março, durante a Expodireto Cotrijal, terá o nome da Cotrijal e nasce com o potencial de ser uma das 10 maiores do país no segmento.

DECISÃO

Conforme o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, a decisão segue uma tendência de mercado e apresenta novas oportunidades para os associados das cooperativas. “A intercooperação iniciada há alguns meses foi mostrando muitos caminhos positivos e entendemos que a incorporação seria o melhor para as cooperativas e os associados. Agora teremos uma grande responsabilidade e muito trabalho para atender a todas as expectativas e demandas que virão”, comentou o presidente.

Para o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, a cooperativa, que tem 52 anos de atividades, vive uma carência histórica de necessidade de investimentos, e mesmo estando sólida, tem pouca capilaridade para seguir crescendo. “Somos uma cooperativa forte, porém limitada, e diversos estudos internos e externos mostram que a união é único caminho pelo qual poderemos crescer em escala e com isso também impulsionar os nossos associados. Foi uma decisão difícil, mas construída com muita clareza, seriedade e compromisso de honrar o legado de nossos precursores, mas também garantir a continuidade de nossas atividades com solidez. Da mesma forma, é uma honra poder estar caminhando junto com a maior cooperativa agropecuária do RS, que é a Cotrijal, que com esta união ficará ainda mais forte”, diz.

O QUE MUDA PARA O PRODUTOR
Ambos os dirigentes das cooperativas lembram que para o produtor da Coagrisol, quando a incorporação for homologada, a única coisa que mudará será a marca, que gradualmente deixará de existir. Demais aspectos como cota capital, saldos de produtos, contas a pagar e receber serão integralmente mantidos, apenas migrados da Coagrisol para a Cotrijal. Da mesma forma, as unidades e equipes de funcionários serão mantidos sem alterações, apenas passando a ter a denominação da Cotrijal.

VISÃO DE FUTURO
Nei César Manica, presidente da Cotrijal destaca que esta união irá ser um marco para o cooperativismo gaúcho e brasileiro. “O mercado mundial tem nos mostrado diversos aspectos que tornam esse momento como primordial para esta união. Estamos nos somando para agregar ainda mais valor ao agronegócio e garantir o futuro de nossas propriedades e produtores de forma sustentável, arrojada e com todos os diferenciais que o cooperativismo apresenta. Todos os produtores podem ter certeza de que cresceremos juntos, pois juntos somos mais fortes”, aduz.

 
SOBRE AS COOPERATIVAS
A Cotrijal promove o agro inovador, seguro e sustentável e hoje é a maior cooperativa do Rio Grande do Sul. Em 2020, fechou com faturamento histórico de R$ 2,4 bilhões, registrando um crescimento médio de 19% nos últimos 5 anos. Fundada em 1957, está presente em 35 municípios do Rio Grande do Sul, contando com 57 unidades de recebimento de grãos, com mais de 920 mil toneladas de capacidade de armazenamento, além de Unidade de Beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, Transportes Cotrijal e um complexo de 22 lojas, nove supermercados e um atacado. Atualmente, são mais de 8 mil associados e 2 mil colaboradores. É a cooperativa promotora da Expodireto Cotrijal, grande feira agrodinâmica e de negócios, de caráter internacional.


Fundada em setembro de 1969, a Coagrisol está em 28 municípios gaúchos, conta com estruturas próprias e arrendadas para recebimento, secagem e armazenagem de cereais e comercialização de insumos, representada por um complexo de 33 unidades, com capacidade de armazenagem de 315.600 toneladas. Também possui 6 unidades de supermercados, 10 lojas de material de construção, móveis, eletrodomésticos e agropecuárias, três centros de distribuição, uma transportadora com 17 veículos de carga, 3 unidades operacionais, 1 centro administrativo e 1 TRR. Atualmente, são mais de 14,7 mil associados e um quadro de colaboradores com cerca de 500 funcionários. Em 2020, a cooperativa teve faturamento de R$ 871 milhões.

Com informações da Coagrisol e Cotrijal