Ir para o conteúdo principal

Livro da Sicredi Pioneira retrata história da primeira cooperativa de crédito da América Latina

A história da primeira instituição financeira cooperativa da América Latina é o tema do livro que a Sicredi Pioneira lançou nesta terça-feira (28). Intitulada Do Pioneirismo ao Século XXI: a história da primeira instituição financeira cooperativa da América Latina, a obra foi apresentada em um painel que está disponível no canal da Sicredi Pioneira no YouTube com a participação do presidente e da vice-presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Tiago Luiz Schmidt e Heloísa Helena Lopes; e do diretor-executivo, Solon Stahl.

O evento on-line marcou o aniversário da cooperativa e abre as celebrações dos 120 anos da Sicredi Pioneira, que serão comemorados no dia 28 de dezembro de 2022. A versão digital de Do Pioneirismo ao Século XXI: a história da primeira instituição financeira cooperativa da América Latina estará disponível gratuitamente na internet na página https://materiais.sicredipioneira.com.br/sicredi-120-anos .

Em 156 páginas divididas em quatro capítulos, o livro faz um resgate histórico da instituição, desde sua criação sob liderança do padre Theodor Amstad. Editado pela Legado Histórias de Vida, com textos de Marcos Mantovani e Valquíria Vita, a obra traz fotografias de acervo, entrevistas em profundidade e relatos que ajudam a compreender a trajetória e a importância da cooperativa, fundada em 1902 e que tem atualmente com mais de 185 mil associados.

Uma seção exclusiva traz dados atualizados dos 21 municípios que compõem a área de atuação da Sicredi Pioneira, obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), à Fundação de Economia e Estatística (FEE) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Angela Pinto e Daniel Ribeiro assinam projeto gráfico e diagramação.

Na última parte, o livro apresenta um Caso de Ensino, uma aula pronta com o apoio literário para que professores e entusiastas do tema cooperativismo deem uma aula sobre a história da Primeira Cooperativa de Crédito da América Latina, atual Sicredi Pioneira, promovendo reflexões a partir do que o livro contou.

Link do livro em: https://materiais.sicredipioneira.com.br/sicredi-120-anos

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi Pioneira