Ir para o conteúdo principal

Colaboradores do Sescoop/RS conquistam prêmio internacional de cooperativismo

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), de Portugal, anunciou na última quinta-feira (30/12/2021) os vencedores do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2021. Entre os vencedores desta edição, o destaque fica por conta da presença dos colaboradores do Sescoop/RS – Ana Martha Bülow e Leonardo Custodio Machado, que conquistaram a categoria Estudos e Investigação na Lusofonia, com o artigo “Potencial de bancarização do cooperativismo de crédito nos municípios brasileiros desassistidos pelo SFN”.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais tenham se distinguido em domínios relevantes para a
Economia Social, contando com seis categorias e um Prêmio de Honra.

Em nota oficial divulgada pela CASES, a entidade informa que a cerimônia pública de entrega do Prêmio será realizada no primeiro trimestre de 2022, em formato e data a serem definidos. A relação completa dos vendedores está disponível neste link.

Sobre o artigo

A pesquisa tem como objetivo geral avaliar quantitativamente o potencial de bancarização do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) no Brasil e seu impacto para o desenvolvimento socioeconômico local e regional. Para esta verificação, utilizou-se como base de dados o cenário no mês de dezembro de 2019. O resultado final da amostra foi de 392 municípios sem agência, posto de atendimento comum ou eletrônico, distribuídos da seguinte forma: Região Norte (43), Nordeste (238), Centro-Oeste (23), Sudeste (75) e Sul (13). Confira a relação completa dos municípios nesse link.

O estudo pode ser acessado na íntegra na Coletânea de Trabalhos publicada pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).