Ir para o conteúdo principal

Sessão de encerramento do Congresso Mundial de Cooperativas destaca soluções cooperativas para os desafios da humanidade

A sessão de encerramento do Congresso Mundial de Cooperativas ocorreu virtualmente em 29 de dezembro de 2021.

A sessão resumiu as principais questões levantadas no Congresso, que reuniu mais de 1.500 participantes online e presencialmente em Seul para discutir formas de aprofundar a identidade cooperativa.

Ann Hoyt, presidente do Grupo Cooperativa de Saúde do Centro-Sul de Wisconsin, EUA, destacou temas recorrentes como a criação de uma cadeia de valor ética, aumentando a inclusão em todas as cooperativas, desenvolvendo educação culturalmente relevante e a formação sobre a identidade cooperativa, usando novas tecnologias para aumentar a participação dos membros, desenvolver métricas que medem os impactos tangíveis e intangíveis das cooperativas nas principais crises mundiais, construindo uma base de capital mais forte e novos recursos de financiamento por meio de parcerias e o aumento da cooperação entre cooperativas entre setores e fronteiras nacionais.

“Todos esses temas são consistentes com o compromisso de quase 100 anos da ICA em promover a paz. Isso não significa apenas acabar com a violência, mas também criar comunidades de cooperação e integração, reconciliação e igualdade. Em suma, houve um senso de urgência em todo o Congresso. Para citar um de nossos palestrantes: “O tempo para falar acabou. O tempo para a ação é agora. E para citar um professor sábio: ‘Eu gostaria que pudéssemos aprender a amar menos a nós mesmos e ao futuro de nossos filhos'”, disse ela.

Martin Lowery, presidente da força-tarefa do Congresso e do comitê de identidade do ICA, e membro do Conselho do ICA dos EUA, disse que o Congresso marcou o início de uma conversa que continuaria.

“Este é o início de um diálogo, que continuará em torno da afirmação da identidade cooperativa, o que naturalmente inclui a definição de uma cooperativa, os princípios cooperativos e os valores cooperativos, todos os quais eu acho que foram integrados de forma única nas respostas que você deu às perguntas que se apresentaram.

“Esta é uma oportunidade contínua. É uma jornada, e essa jornada continuará, é claro que documentaremos o processo, e teremos arquivos.”

Isso levará ao diálogo contínuo tanto em torno da declaração sobre a identidade cooperativa, acrescentou, quanto à discussão de oportunidades importantes, tanto dentro dos setores quanto entre setores.

“E finalmente deixe-me dizer que, como um de nossos jovens cooperadores apaixonados disse nesta reunião, ‘o melhor ainda está por vir'”, disse ele.

O diretor-geral do ICA, Bruno Roelants, disse que as 24 sessões temáticas deste Congresso foram uma oportunidade única para “aprofundar nossa identidade cooperativa e analisar essa identidade cooperativa de uma variedade de ângulos diferentes”.

Ele agradeceu aos anfitriões coreanos, aos patrocinadores do Congresso, aos funcionários do ICA e aos funcionários do governo que participaram do evento.

O Congresso contou com 130 painelistas, 58 facilitadores e 53 relatores. A plataforma online do Congresso estará acessível a todos os participantes do congresso até 18 de fevereiro de 2022. Quem não se cadastrou ainda pode fazê-lo para acessar a plataforma online aqui.

Yolanda Diaz Perez, segunda vice-primeira-ministra e ministra do Trabalho e Economia Social do Governo da Espanha, também falou no evento de encerramento.

Ela disse que o Congresso tem sido uma grande oportunidade para debater a identidade cooperativa, bem como refletir sobre como o movimento cooperativo deve enfrentar os desafios da humanidade, com base em seus valores éticos.

“É urgente marcar o terreno e reivindicar, sob o princípio do interesse pelo bem comum, o protagonismo na defesa da governança participativa, do emprego de qualidade e do respeito ao meio ambiente.” Uma imagem moderna e comprometida ajudará o movimento a se conectar com as pessoas mais jovens, acrescentou ela, para que eles o considerem como uma alternativa, um empreendimento coletivo. “Convido você a fazer todas essas pequenas coisas que nos permitem sonhar grande”, acrescentou ela.

A sessão também ouviu de Oh Byung-kwon, governador interino da província de Gyeongyi, República da Coreia, e Cho Wan-seok, Presidente da Coreia Cooperativa solidária.

Cho Wan-seok disse que o Congresso tinha sido uma oportunidade de mostrar que pessoas de diferentes países, de diferentes idades, já compartilhavam uma identidade cooperativa.

Oh Byung-kwon agradeceu aos organizadores do Congresso por “fazer do evento um sucesso apesar das circunstâncias difíceis” e disse que a província de Gyeonggi criaria as condições certas para que as cooperativas e a economia social prosperassem, com base nas discussões realizadas no Congresso.

Concluindo a sessão, o presidente do ICA, Ariel Guarco, explicou que todas as ideias e propostas geradas durante o Congresso e os eventos pré-Congresso seriam trabalhadas por um grupo consultivo liderado por Alexandra Wilson.

“Devemos estar muito orgulhosos do que temos avançado aqui. Como dissemos, são tempos históricos”, disse ele, incentivando os colaboradores a continuar a construir um mundo mais justo, mais carinhoso, mais inclusivo, mais democrático e melhor.

“A partir de nossa Identidade Cooperativa, cumprindo o nosso sétimo princípio, que hoje nos compromete com a sustentabilidade global, vamos dizer ao mundo, com mais força do que nunca, com mais convicção, que temos o modelo empresarial mais adequado para um desenvolvimento que não deixa ninguém para trás e permite que todas as pessoas vivam com dignidade, onde quer que eles escolham viver.

“Para isso, vamos continuar a colocar em ação nossos valores, nossos princípios e sentir orgulho de nossa Identidade. Amigos cooperativos, vamos seguir em frente, construindo juntos um mundo mais justo, mais solidário, mais inclusivo, mais democrático, aquele mundo melhor que todos queremos, aquele mundo melhor que todos merecemos!”, concluiu.