Ir para o conteúdo principal

Destaques da atualização regulatória global juntam clima e finanças

As finanças sustentáveis ​​se tornarão uma área de foco crescente para os reguladores de nível nacional em todo o mundo este ano, à medida que as instituições financeiras expandem os investimentos em empréstimos de energia limpa e outros produtos ecologicamente corretos.

Esse é um dos principais desenvolvimentos que a equipe de advocacia internacional do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU) estará observando, conforme descrito em sua Atualização Regulatória Global de 2022 para Cooperativas de Crédito e Cooperativas Financeiras .

“As finanças sustentáveis ​​transformarão o cenário regulatório para as cooperativas de crédito em muitas frentes, incluindo investimentos, governança, divulgações, relatórios e produtos. As cooperativas de crédito estão bem posicionadas para demonstrar seu valor dentro das considerações sociais, devido ao seu modelo único, que apoia as comunidades locais”, disse Panya Monford, Conselheira Geral Adjunta de Advocacia Internacional da WOCCU.

A maior inclusão financeira possibilitada por meio de orientações de órgãos normatizadores internacionais que enfatizam a importância do tratamento regulatório proporcional para as cooperativas de crédito também é um foco importante para 2022.

“A proporcionalidade continua sendo uma prioridade para o Conselho Mundial e é necessária para a adequação das regulamentações ao tamanho, risco e complexidade da instituição. Devem ser adotadas regras que reflitam a natureza única do modelo cooperativo da cooperativa de crédito. Elas precisam refletir a importância sistémica, a atividade transfronteiriça (ou falta dela) e, de forma mais geral, os riscos a que estão expostos. ou agravar a exclusão financeira”, disse Monford.

A Atualização Regulatória Global do Conselho Mundial é lançada anualmente para ajudar as cooperativas de crédito e cooperativas financeiras a se prepararem para os problemas de conformidade com maior probabilidade de afetá-los no próximo ano. A nova edição também abrange várias outras questões regulatórias importantes que afetam as cooperativas de crédito em todo o mundo, incluindo:

Anti-Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (AML/CFT).

Pagamentos.

Digitalização/Cibersegurança/Criptomoeda.

Você pode ler toda a edição de 2022 da Atualização Regulatória Global do Conselho Mundial clicando aqui 

Fonte: WOCCU