Ir para o conteúdo principal

Fórum da Soja discute inserção do agro no mercado e tendências para o grão

Tradicional evento do calendário agrícola, o 32º Fórum Nacional da Soja, que ocorre dentro da Expodireto Cotrijal, acontecerá na manhã do dia 8 de março, a partir das 9h, no Auditório Central do Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque (RS). O formato do evento, organizado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) e Cotrijal, além do patrocínio da CCGL, será híbrido, com público presencial restrito a 150 lugares e transmissão online.

O eixo central deste ano no fórum tem como título as “Perspectivas da inserção do agronegócio no mercado, tendências de mercados de soja”. Serão palestrantes o diretor do Instituto Ciência e Fé e pesquisador da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, que falará sobre “A sustentabilidade da agropecuária frente às incertezas climáticas”. Na sequência é a vez do professor sênior de agronegócio global do Insper e coordenador do centro Insper Agro Global, Marcos Jank, que abordará o tema “Perspectivas da inserção do agronegócio brasileiro no mundo”.

De acordo com o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, o Fórum Nacional da Soja é um grande encontro onde se debatem circunstâncias estruturais de ambiente político e econômico no âmbito mundial. “Tudo que cerca o agro, em especial a soja, é debatido. E ele se tornou um fórum privilegiado de debates dentro da feira, sendo um dos principais eventos da Expodireto, estando na 32ª edição, e tem uma representatividade muito grande”, observa.

O Fórum Nacional da Soja foi criado pela FecoAgro/RS e era realizado em Porto Alegre (RS). Desde a criação da Expodireto Cotrijal, no ano 2000, se juntou à programação do evento de negócios das cooperativas. O fórum se transformou num importante encontro de lideranças das cooperativas agropecuárias, técnicos, produtores, especialistas em mercados, pesquisadores, agentes governamentais, para debater diferentes aspectos da produção, comercialização, exportação, beneficiamento, abastecimento interno e externo da soja e seus derivados, com foco nas tendências do mercado. Também como propósito, o evento contribuiu na discussão de perspectivas estratégicas do agronegócio do Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fecoagro/RS