Ir para o conteúdo principal

Comitê garante atualização da Languiru diante de inovações e novas tecnologias

A tecnologia não é mais restrita a setores específicos, permeia todas as áreas da vida e, no agro, não é diferente. Inovações surgem para otimizar a produção, trazer mais rendimento e facilitar a vida do produtor. Pesquisa e inovação também são fatores fundamentais dentro da indústria.

Pensando nisso, a Languiru criou o Comitê de Inovação e Tecnologia. Conforme o gerente da área e coordenador do grupo, Cristiano Sieben, o objetivo é assessorar o Conselho de Administração na análise de iniciativas relacionadas à pesquisa, tendências tecnológicas e inovações, bem como as políticas, estratégias e ações que se relacionem à pesquisa e inovação na Cooperativa. Além disso, visa avaliar cenários, tendências comerciais e tecnológicas e seus desdobramentos sobre os negócios da Languiru. Por fim, monitora a performance de indicadores e ações estratégicas. “Em especial os relacionados a iniciativas de inovação e tecnologia”, salienta.

O Comitê surgiu a partir da representação da Languiru no Programa de Formação de Agentes de Inovação. A capacitação foi disponibilizada às cooperativas do agro que atuam no Estado e estão vinculadas à Fecoagro/RS.

Desenvolvimento de produtos novos

Atualmente, o Comitê também faz a gestão em relação ao desenvolvimento de produtos novos para alimentação humana, propostos pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Cooperativa junto ao Tecnovates. “Estamos em tratativas com o Centro Tecnológico para ampliar a parceria, tendo em vista a necessidade de atender ações relacionadas a inovações e tecnologias que estão sendo formalizadas em todos os setores da Languiru”, conta Sieben.

O grupo também tem realizado roteiro de reuniões mensais com líderes de diferentes setores da Cooperativa, com intuito de disseminar a cultura da inovação e incentivar a participação de todos os associados e empregados para registro de suas ideias.

O Comitê é composto por oito membros que envolvem setores de trabalho com associados; indústrias; compras e varejo; Agrocenter; marketing e recursos humanos; comercial e logística; tecnologia da informação; e engenharia agronômica.

Numa segunda etapa, os encontros dos integrantes do Comitê deverão debater temas relacionados a tendências tecnológicas e novos modelos de negócios, projetos ou iniciativas de inovação que possam beneficiar a Languiru na relação com associados, empregados, clientes e comunidade. O grupo ainda revisa e avalia plano de ação das atividades coordenadas pelos membros do Comitê, além de ser um espaço para abordar novos assuntos relacionados à inovação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru

Crédito da foto: Paloma Griesang