Ir para o conteúdo principal

Escoop realizará curso para desenvolvimento de jovens empreendedores associados à Cotrijal

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop inicia a partir da próxima terça-feira (24/5) a realização do curso de extensão “Programa Supernova Cotrijal”. A capacitação é proveniente dos projetos descentralizados da Formação Profissional do Sescoop/RS, mantenedora da Escoop. O objetivo do curso é auxiliar o desenvolvimento de jovens empreendedores associados da Cotrijal, incentivar a sucessão familiar nos negócios rurais e despertar o interesse pela participação na Cooperativa. Ao todo, serão três turmas com até 50 participantes e carga horária de 70 horas, na modalidade de ensino híbrida.

O treinamento será destinado a associados e filhos de associados da Cotrijal até 22 anos. Entre os objetivos específicos do curso estão:

a) Ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as principais práticas e instrumentos para gestão da propriedade rural;

b) Proporcionar aos participantes a reflexão e o debate sobre as práticas de gestão e governança cooperativista, permitindo o conhecimento e a análise das condições do ambiente organizacional, considerados base para o processo de tomada de decisão;

c) Atualizar e evoluir conhecimentos, apresentando as melhores práticas em gestão, liderança e estratégia;

d) Compreender as perspectivas e desafios do cooperativismo agropecuário a partir da necessidade competitiva das cooperativas frente às transformações do mercado.

Estrutura

O Programa Supernova Cotrijal 2022 contará com cinco módulos de ensino, que abrangem tendências e oportunidades do agronegócio; sucessão familiar e o desafio da gestão no agronegócio; desenvolvimento pessoal e de equipes; gestão financeira de negócios rurais; o cooperativismo e os negócios coletivos; o que é uma cooperativa agropecuária e o papel da Cotrijal nas cadeias produtivas do agronegócio e frente ao associado.

A capacitação também terá atividades de gameficação e missões com visitas aos parques tecnológicos da PUC e Unisinos, onde serão apresentados cases para os participantes. O cronograma de ensino também possui uma apresentação do propósito profissional, que consiste em uma atividade prática na Cooperativa, com a participação de produtores rurais e profissionais “sêniores”, mini salas e orientação profissional. Para a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero, a realização do Programa Supernova Cotrijal 2022 possibilita conhecimentos sobre a gestão da propriedade rural e instrumentos práticos para sustentabilidade do negócio. “De forma adicional, permite que os participantes disseminem o conhecimento sobre a natureza, princípios e valores do cooperativismo, e reflitam sobre a sua relação com a cooperativa”, destaca.

Sensibilização

Nos dias 25 e 27 de abril, a Escoop promoveu através da plataforma virtual Microsoft Teams dois encontros de sensibilização para os jovens empreendedores associados da Cotrijal. O objetivo dos encontros foi estimular a participação dos jovens no Programa Supernova 2022.

“A Cotrijal é parceira da família e investe no desenvolvimento do Jovem Rural. A partir desse compromisso, iniciamos o segundo ano do Programa Supernova, com a expectativa de impulsionar futuros sucessores, contando com a força da Cooperativa, para obterem êxito e realização no campo,” destaca a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista, Patricia De Fatima Mota Rosin.

Ao todo, 152 jovens participaram das reuniões, que trataram de tendências e oportunidades no agro, além da troca de experiências e desafios no setor.