Ir para o conteúdo principal

Vitis Aurora apresentará inovações e tecnologias aplicadas no cultivo da uva

A evolução do vinho brasileiro nas últimas décadas não é coincidência ou obra do acaso. Para atingir patamares de qualidade que colocam o país entre os principais produtores do Novo Mundo, ocorreu uma verdadeira revolução tecnológica que começa no vinhedo e que pode ser apreciada na taça. Uma amostra deste processo poderá ser conferida no 6º Vitis Aurora, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 deste mês, no Centro Tecnológico Vitivinícola da Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.

Em formato de circuito, o evento reunirá mais de70 expositores, apresentando variedades de máquinas, implementos, ferramentas, mudas, fertilizantes e defensivos. Aberto ao público em geral, o Vitis Aurora deverá reunir especialmente agricultores, estudantes e profissionais das áreas de agronomia e de enologia.

O coordenador Agrícola da Vinícola Aurora, o agrônomo Maurício Bonafé, informa que as unidades técnicas da Cooperativa apresentarão as inovações tecnológicas no manejo e cultivo da videira que são desenvolvidas nas propriedades dos viticultores associados à empresa.      

“Vamos apresentar uma série de projetos e programas de pesquisa que são realizados pela equipe de agrônomos da Aurora. São iniciativas voltadas para melhorar a qualidade da matéria-prima, auxiliar na gestão de propriedade, reduzir custos de produção, reduzir os impactos da aplicação de defensivos ao meio ambiente e também para a saúde do viticultor”, relata.            

Bonafé cita como exemplos que serão demonstrados o aplicativo de caderno de campo e controle de custos de produção, o projeto que monitora a fertilidade de gemas como estratégias para a poda e do sistema de monitoramento para controle do míldio, conhecida popularmente como mufa (Sistema Croop). Também serão apresentados os programas de testes e desenvolvimento de novas variedades e de clones de videiras, além de novas tecnologias para aplicação de tratamentos fitossanitários.

O programa Juntos para Competir, realizado através da parceria entre a Aurora, o Senar e o Sebrae e que possibilita diversas melhorias na propriedade rural, também terá um espaço de demonstração que inclui informações sobre o Programa Alimento Seguro (PAS) para a uva.

Com 1,1 mil famílias associadas, a Vinícola Aurora produz mais de 60 variedades de uvas, cultivadas em 2,8 mil hectares de área. As famílias cooperadas estão presentes em 11 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi.

Expositores englobam todos as etapas do ciclo produtivo

O 6º Vitis Aurora trará expositores que apresentarão soluções para uso em todas as etapas do ciclo da videira. O circuito começa com as estruturas para construção de vinhedos, passa por viveiros com produção de mudas certificadas pelos órgãos oficiais e com demonstração de sistemas de irrigação. Outras soluções para amenizar os impactos das intempéries, como a cobertura plástica de vinhedos e informações sobre seguro agrícola, também compõem as atrações da amostra.

O maquinário completo que é utilizado na parreira e em outras atividades da propriedade, como tratores, pulverizadores, máquinas para colheita da uva e implementos, fertilizantes, defensivos agrícolas, caminhões e veículos de passeio completam o circuito do Vitis Aurora. Também serão realizadas, ao longo da exposição, palestras técnicas sobre manejo no cultivo da videira e o dia a dia no campo.        

O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, ressalta que o evento é uma oportunidade para que tanto os associados à Cooperativa como outros agricultores possam conhecer as novidades relacionadas à viticultura.
 O presidente acrescenta que a empresa tem desenvolvido diversos projetos que visam a qualificação da produção, a redução de danos ao meio ambiente e à saúde e de melhorias na gestão das propriedades rurais.  

“O Vitis Aurora é uma feira que não visa o lucro, ou que tenha um aspecto mais comercial. É um evento voltado para melhorar o manejo e para levar informações que ajudam no dia a dia do produtor rural. Também é uma oportunidade de trocar experiências com outros agricultores, acessar tecnologias que já estão disponíveis e melhorar a rentabilidade do negócio”, destaca Tonello.

O 6º Vitis Aurora tem apoio da Prefeitura de Pinto Bandeira, Embrapa e Emater/RS, com patrocínio do Sicredi, UniAgro (Bayer), ADAMA e CATR (Basf). A realização é da Vinícola Aurora.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora

Crédito da foto: Zéto Telöken