Ir para o conteúdo principal

Cotrirosa desenvolve ações de preservação do meio ambiente

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a práticas sustentáveis, a Cotrirosa contabiliza diversas iniciativas pela preservação do meio ambiente. Entre as ações que já são executadas pela Cooperativa estão: o recolhimento de embalagens de agrotóxicos e resíduos de óleo de cozinha, a doação de lonas de material publicitário, destinação correta de materiais para reciclagem e outros resíduos. A Cooperativa conta com assessoria ambiental de duas empresas terceirizadas, Verde Tecnologia Ambiental, do município de Tucunduva e a Químea Inteligência Ambiental, de Santa Rosa.

Ecoponto

A Cotrirosa conta com a parceria da Cooperativa Mista Agropecuária e Economia Solidária (Coopersol), com pontos de coleta de resíduos de óleo de cozinha nos 24 supermercados Cotrirosa. Cada unidade possui um recipiente específico para receber o óleo, que deve estar armazenado em embalagens bem fechadas. Os doadores recebem uma barra de sabão, produzida a partir do óleo entregue.

Para se ter uma ideia, um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água. Isso equivale ao que é consumido por uma pessoa em aproximadamente 14 anos.

Recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Todas as unidades agropecuárias da Cotrirosa contam com recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, adquiridas na Cooperativa, que atendem aos requisitos da Lei N° 12.305 de 02/08/2010. Essa atividade é realizada nas unidades, de acordo com o calendário predefinido. Os clientes e associados devem buscar informações sobre datas junto às suas unidades.

Doação de lonas de material publicitário para reciclagem

A Cotrirosa realiza anualmente a doação de banners, lonas e faixas publicitárias utilizadas durante o ano. A ação beneficia famílias assistidas pela Economia Solidária, do Município de Santa Rosa. O material é transformado em sacolas, aventais e outros itens, que são comercializados pelo grupo, que é formando por famílias de baixa renda.

Reciclagem de materiais e destinação adequada dos resíduos

A Cooperativa conta com locais específicos para separação e armazenamento de papel/papelão e plástico. Os materiais recicláveis são separados e destinados para empresas e parceiros, para a correta destinação desses materiais. Os demais resíduos gerados também seguem para destinação adequada, junto a empresas habilitadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrirosa