Ir para o conteúdo principal

Unimed Vale do Sinos realiza primeira desospitalização via robô de telepresença

Esta quinta-feira foi de mais uma vitória tecnológica para a Unimed Vale do Sinos. A cooperativa realizou sua primeira desospitalização utilizando um robô de telepresença.

O paciente, que estava internado no Hospital Unimed Novo Hamburgo, recebeu alta e passou a ser atendido pela Unimed Lar, que é um importante benefício oferecido ao cliente Unimed Vale do Sinos que apresenta alguma doença com indicação para o tratamento hospitalar, mas que pode ser atendido no domicílio, conforme avaliação e critérios específicos do serviço. A diferença é que, desta vez, a desospitalização do paciente ocorreu via robô de telepresença.

O serviço, que sempre ocorreu de maneira presencial, desta vez contou com a ajuda de um robô, que permitiu que o enfermeiro responsável orientasse o paciente, apresentando o termo com as regras do serviço, explicando o funcionamento e combinando a alta com o paciente e seu familiar, sem precisar se deslocar até o hospital, tornando o processo mais rápido e prático.

Segundo a coordenadora da Unimed Lar, Fabiana Cavalheiro, a visita do enfermeiro é muito importante no processo de desospitalização. “É necessário entender se paciente, familiares e cuidadores estão preparados para os cuidados do paciente após a alta hospitalar”, explica. “Tudo isso é feito com o apoio da nossa equipe do serviço de assistência domiciliar, obedecendo aos critérios clínicos e de estrutura necessários para tal atendimento”, completa Fabiana.

Porém, o apoio do robô foi muito importante para realizar o processo à distância. “Ficamos muito felizes com o resultado, pois percebemos que, mesmo através do robô, foi possível

manter um atendimento humanizado, ágil e de qualidade”, conta a coordenadora. “Isso, inclusive, foi manifestado pelos familiares”, orgulha-se”.

Para Fabiana, humanização e tecnologia andam juntas: “Isso é fruto da inovação e dedicação de uma equipe engajada com o planejamento estratégico e valores da nossa Unimed Vale do Sinos”.

Fonte: Unimed Vale dos Sinos