Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs apoia Banco de Sangue Virtual

A doação de sangue é um gesto solidário que ajuda a salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas. Aliada aos princípios e doutrina cooperativistas, o Sistema Ocergs comunica que passa a ser parceiro do Banco de Sangue Virtual, iniciativa que aproxima doadores e receptores de sangue do Rio Grande do Sul. O projeto, que começou em 2017, tem como missão formar uma rede em todo o Estado ao conectar os dados de quem necessita de sangue com quem está disposto a doar.

Criado pelo publicitário Ricardo Nunes em 2017, o Banco de Sangue Virtual já conta com mais de 9,2 mil pessoas cadastradas. Em quase cinco anos, já foram atendidos mais de mil pedidos de doação, que contribuíram com pacientes que precisaram de cirurgia, transfusão ou serviram para abastecer os estoques dos hemocentros.

“Cada doador pode salvar até quatro vidas e, por isso, vibramos a cada conquista. Temos uma meta de cadastrar 249 mil pessoas e para alcançar esse número, desenvolvemos diversas ações, entre elas participações em eventos, visitas a escolas, blitz em empresas, praças, shoppings. Além disso, contamos com a cooperação de parceiros”, comenta o idealizador do Banco de Sangue Virtual.

Por meio da parceria com o Sistema Ocergs, a proposta é incentivar colaboradores internos e stakeholders da entidade a se cadastrarem como doadores voluntários para facilitar a localização de pessoas que estejam mais próximas aos hemocentros que precisam e assim, beneficiar pacientes e familiares que sofrem com a espera de doações.

Como participar

Para se tornar doador voluntário do Banco de Sangue Virtual, é preciso realizar um cadastro no site www.bancodesanguevirtual.com.br com informações básicas, como nome completo, e-mail, número do WhatsApp, estado, cidade, sexo e, caso saiba, o tipo sanguíneo. Sempre que alguém da cidade do voluntário estiver precisando de doação, o Banco de Sangue Virtual envia notificações ao voluntário através do e-mail e WhatsApp.