Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs presente na abertura oficial da 45ª Expointer

A abertura oficial da Expointer 2022 ocorreu na manhã desta sexta-feira (2/9), na Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Da tribuna de honra, o presidente Jair Bolsonaro, o governador Ranolfo Vieira Júnior, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, Domingos Velho Lopes, e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, além dos líderes das entidades copromotoras da feira acompanharam a apresentação dos animais no Desfile dos Campeões. O presidente e o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs entidade copromotora da Feira, Darci Hartmann e Tarcisio Minetto, respectivamente, participaram da cerimônia.

O governador fez uma saudação especial às pessoas que contribuem para a Expointer reunir o Rio Grande: “Quero me dirigir à verdadeiras autoridades da Expointer, que estão no anonimato atrás das porteiras, nos galpões, nos armazéns, nos silos, nos caminhões, nos laboratórios, em diversos ramos industriais, no comércio, nos serviços. Estão no imenso público gaúcho, nacional e internacional que vem ao Parque Assis Brasil. Trago a saudação de todos nós aqui ao homem e à mulher do campo”.

Em seu pronunciamento, o presidente Bolsonaro agradeceu “ao agro e todos aqui, pela segurança alimentar do nosso Brasil”.

Ao avaliar a importância da Expointer, o governador afirmou que a estimativa de negócios encaminhados nesta edição supera R$ 3,5 bilhões, refletindo sinais do mercado. “O momento é favorável para as empresas de todos os portes, das pequenas às médias e grandes. A Expointer é uma festa plural, de uma economia diversificada e com oportunidades para todos, incluindo desde um grande conglomerado empresarial ao pequeno agricultor familiar. Não há retrato mais belo e atual do Rio Grande do Sul do que esse”, disse Ranolfo.

Depois de dois anos atípicos em função da pandemia da covid-19, os números registrados até agora na Expointer 2022 mostram que esta é uma edição marcada pelo sentimento de retomada. Até o fim da manhã desta sexta-feira, cerca de 500 mil visitantes já haviam passado pelo Parque de Exposições Assis Brasil. No Pavilhão da Agricultura Familiar, as vendas já superam R$ 3,7 milhões. Os resultados obtidos com os negócios de animais e de máquinas serão divulgadas no próximo domingo, último dia do evento.

Ainda durante o evento, ocorreu a cerimônia de outorga da Medalha Assis Brasil, honraria de reconhecimento do Estado do Rio Grande do Sul concedida a personalidades que tenham se destacado por serviços de excepcional mérito na agricultura e na pecuária. Neste ano ano, a comenda foi concedida à secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann; ao produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, e ao presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler.

Antes do desfile, a apresentação da Invernada do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, encantou o público e garantiu as cores no gramado central, mesmo com o dia nublado. A tradicional demonstração dos cavalarianos do Regimento Osório também incrementou a cerimônia de abertura oficial.

Confira a participação das cooperativas na Expointer através do link.

Fonte: Secom Expointer