Ir para o conteúdo principal

2ª Jornada Técnica RTC será de 14 a 16 de setembro em Gramado

Faltam poucos dias para o início do evento que vai reunir especialistas de diversas áreas para discutir a revolução tecnológica que está transformando a rotina de propriedades rurais. Além de uma tendência, a inovação que chega ao campo é mais uma ferramenta de gestão que leva agilidade e resultados para o produtor rural. As perspectivas do agro para os próximos anos serão debatidas na 2ª edição da Jornada Técnica RTC, em Gramado (RS). O evento ocorrerá de 14 a 16 de setembro no Wish Serrano Resort, com renomados palestrantes nas áreas de mercado agrícola nacional e internacional, inovação, gestão e clima. As inscrições devem ser feitas pelo site https://rtc.coop.br/inscricao.

Com realização da CCGL, patrocínio da Termasa e apoio do Sistema Ocergs e FecoAgro/RS, a Jornada Técnica RTC antecipa as tendências do agronegócio para os próximos anos, oferecendo às cooperativas uma oportunidade única de conhecimento e troca de experiências dentro do sistema cooperativo gaúcho e brasileiro.

Palestrantes renomados nas áreas de solos, agroclimatologia, biotecnologia, produção animal, inovação e mercado agrícola estarão apresentando um panorama do agro para os próximos anos, com o objetivo de oferecer às cooperativas um momento único, de elevada troca de conhecimento, demonstrando a força do sistema cooperativo. “A geopolítica, a economia e o comportamento são outros nesse pós-pandemia. Com o agro não foi diferente, por isso o nosso foco em debater a necessidade de se produzir mais e melhor, com segurança alimentar e sustentabilidade”, destaca o diretor-presidente da CCGL, Caio Vianna.

Para o coordenador de pesquisa da Rede Técnica Cooperativa (RTC), Geomar Corassa, as transformações pelas quais vêm passando o agronegócio exigem conhecimento ao produtor para que ele possa fazer uma transição tecnológica sem sobressaltos, ao mesmo tempo em que garante o fornecimento de produtos que atendam às demandas do mercado. “A Jornada RTC propõe esse debate ao explorar uma série de temáticas de grande relevância neste momento”, pontua.

Entre os palestrantes confirmados estão o analista de mercado Alexandre Mendonça de Barros, engenheiro agrônomo e Doutor em Economia, especialista em cenários para a produção agrícola brasileira. Outro destaque da programação é Arthur Igreja, co-criador da plataforma AAA com Ricardo Amorim e autor do best-seller sobre inovação ‘Conveniência é o nome do Negócio’, que terá sua abordagem focada no profissional do futuro. Com vivência no mercado que mais cresce no mundo, Larissa Wachholz é outra palestrante confirmada. Ela falará sobre as estratégias que o Brasil precisa adotar para conquistar o potente mercado consumidor da Ásia, em especial, o chinês.

A 2º Jornada Técnica é uma realização da CCGL e conta com o patrocínio dos terminais Termasa/Tergrasa e com o apoio da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro) e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Quem é a RTC

A Rede Técnica das Cooperativas (RTC) foi criada em 2018 congregando as áreas técnicas de pesquisa e mercado de 30 cooperativas agropecuárias gaúchas. Seu foco é criar um corpo de pesquisa integrado que dê suporte às cooperativas, otimizando custos e a aplicabilidade dos estudos desenvolvidos e permitindo a troca de ideias e compartilhamento de informações.

Confira a programação completa:

14 de setembro
18h – Recepção
19h – Abertura oficial
19h45min – Palestra de abertura – O Brasil frente ao cenário econômico global e de produção de alimentos
Alexandre Mendonça

15 de setembro
8h – Demanda alimentar e sustentabilidade: O que esperar para as próximas décadas?
Quem são e o que desejam os consumidores do futuro?
Pedro Fernandes e Sergio Canova
McKinsey & Company
Sustentabilidade e mercado de carbono: desafios e oportunidades para o Agro
Eduardo Bastos (My Carbon/Minerva Foods)
Moderador: Mário de Conto
9h50min – Coffe break
10h20min – Clima, manejo e gestão na agricultura
A propriedade do futuro: A gestão Lean na fazenda
Sandro Viechnieski (Agro+Lean)
Risco climático na agricultura: Como mitigar?
Rafael Battisti (UFG)
Moderador: Luiz Keplin
Debate
12h – Almoço
13h30min – Produtores e sistemas de produção: Aprendendo com os campeões
Produtores campeões de produtividade: Como eles chegaram lá?
Valdir Jacoby, Paulo Bonato e Laercio DallaVecchia
Moderador: Giovani Stefani Faé
Premiações Top Farmers RTC
15h45min – Coffe break
16h15min – Transformação digital na agricultura
A mente do produtor rural e a adoção de tecnologias na era digital
Joana Colussi (University of Illinois)
O perfil do profissional/assistente técnico e das organizações do futuro: Mude ou desapareça! Arthur Igreja (AAA Inovação)
Moderadora: Cristina Orsolin Klingenberg – Unisinos
16 de setembro

8h –  Governança nas organizações e no sistema cooperativo do futuro
Transformações organizacionais e os modelos de negócio do futuro
André Souza (Futuro S/A)
Uma visão sobre as cooperativas do futuro
Mateus Marino (Coopercitrus)
Moderação: Marcio Lopes (OCB)
10h – Coffee break
10h30min –  O futuro do consumo de alimentos em países asiáticos a as novas oportunidades para o Agro
Larrisa Wachholz (Vallya Agro)
Moderação: Tânia Regina Zanella (OCB)
12h – Encerramento

Fonte: Assessoria de Comunicação da RTC

Crédito da foto: Adolfo Wechwert