Ir para o conteúdo principal

Creral apresenta o projeto da UHE Foz do Prata aos prefeitos de Veranópolis e Nova Roma do Sul

O projeto da UHE Foz do Prata, a ser construído pela Creral no Rio da Prata na serra gaúcha, passou por mais uma etapa na sua preparação. A direção da cooperativa esteve no dia 13/09 na prefeitura de Veranópolis em reunião conjunta com os prefeitos Waldemar De Carli, de Veranópolis e Douglas Fávero Pasuch, de Nova Roma do Sul, apresentando o projeto da usina e os resultados dos estudos e levantamentos ambientais necessários para mensurar os impactos do futuro empreendimento. Também foi apresentada uma proposta que visa a ligação entre os dois municípios com a construção de uma ponte no Rio da Prata.

O presidente da Creral, Alderi do Prado, explicou aos prefeitos que UHE Foz do Prata terá potência instalada de 49,4 MW com características de PCH, pois terá na casa de força principal potência de 45,9 MW e no pé da barragem mais uma turbina com capacidade de 3,5 MW. A projeção é investir R$ 300 milhões na construção da usina. “A próxima etapa é encaminhar os pedidos de licenças junto aos órgãos ambientais e aguardar a liberação para começar a construção”, diz Alderi.

Com relação a ponte entre Veranópolis e Nova Roma do Sul, o presidente apresentou uma proposta de parceria com os municípios para viabilizar a ligação entre os mesmos, o que hoje é feita por meio de balsa. Para Alderi do Prado, “a ponte é um dos principais anseios das duas comunidades e a parceria é para juntar forças na construção de um acesso permanente e rápido entre as cidades. Além do ganho com a geração de energia a região vai ser beneficiada com a nova ligação”, conclui.

Há 53 anos a Creral distribui energia nas regiões Alto Uruguai, Altos da Serra e Zona da Produção. Atualmente são 7.800 associados em 37 municípios do Rio Grande do Sul. Na área de geração de energia opera usinas próprias e em sociedade no RS, SC, SP e DF, sendo quatro CGHs, três PCHs, uma termelétrica e sete solares. A Foz do Prata é o primeiro projeto de UHE da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral