Ir para o conteúdo principal

Uniodonto celebra 50 anos

Hoje se celebra o Dia Mundial do Dentista. Mas a equipe da Uniodonto tem muito mais a comemorar. Há exatos 50 anos, no dia 3 de outubro de 1972, foi construída uma cooperativa para atuar no cuidado da saúde bucal de milhares de pessoas.

Cinco décadas mais tarde, tendo vencido inúmeros desafios, a Uniodonto RS celebra a força do cooperativismo com a solidez de quem cresceu e evoluiu com o Brasil em todos esses anos.

“Nós, da Federação, procuramos constantemente o equilíbrio, aperfeiçoando a consciência crítica, sempre em prol da persuasão e da união”, firma Irno Augusto Pretto, presidente da Uniodonto RS. “A persistência tornou-se uma constante em nossa história, aliada à resiliência e à busca pela verdade. Vivemos todos esses anos com forte motivação”, complementa.

Uniodonto, sinônimo de solidez e qualidade

Neste caminho trilhado há 50 anos cada dificuldade foi superada com trabalho e otimismo, para fortalecer a maior cooperativa de dentistas do mundo. Essa grandeza se materializa em mais de 22 mil dentistas cooperados, cerca de 3 milhões de clientes e 117 singulares (Uniodontos regionais).

“Muitas vezes foram necessárias condutas firmes e fortes, mas jamais perdemos o calor humano e o coleguismo. Nossa profissão, a Odontologia, tem o conhecimento da Medicina, a sensibilidade de um artista e os princípios de um artesão”, descreve Pretto. “Ao passar desses longos anos, tivemos que entender a alma humana e agora, recentemente, incorporar tantas inovações tecnológicas”, acrescenta.

Contexto em que nasce a Uniodonto

A década de 1970 no Brasil é marcada por um boom de industrialização que levou a um crescimento econômico importante. São anos de transformações radicais no país e de forte industrialização na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

Em meio a este cenário de efervescência, diversos movimentos cooperativistas sugiram, inclusive na área da saúde. Havia cooperativas de créditos, rurais, médicas e tantas outras voltadas ao atendimento dos trabalhadores que começavam a atuar nas indústrias.

Foi neste contexto que, em 15 de setembro de 1972, dentistas do Vale do Taquari se reuniram em Lajeado para estruturar o que viria a ser uma das primeiras cooperativas odontológicas do Brasil. Coincidentemente, no mesmo período estava sendo criada, em Santos/SP, a Cooperativa Odontológica de Santos.

Da Odontocoop a Uniodonto

Foi em um 3 de outubro, há 50 anos, com a eleição da diretoria, que a Cooperativa de Prestação de Serviços do Alto do Vale do Taquari Ltda – Odontocoop foi criada. Mais tarde passou a se chamar Uniodonto, nome que segue até hoje e se tornou símbolo de qualidade e bom atendimento.

O propósito, desde então seguido com afinco, foi o de construir um serviço cooperado baseado em valores éticos, responsabilidade social e com objetivo de oferecer serviços de qualidade a preços justos, sem intermediários.

Uniodonto RS

A Federação das Uniodontos do Rio Grande do Sul, que tem como presidente o Irno Augusto Pretto, um dos fundadores deste projeto de absoluto sucesso, comemora este meio século de existência com entusiasmo e alegria.

Ao celebrar essa história a Uniodonto RS agradece a todos dentistas cooperados que fazem parte dessa trajetória e que, diariamente, prestam serviços de excelência os clientes do sistema.

Mais ainda, a Uniodonto RS festeja a alegria desta data manifestando sua profunda gratidão a cada cliente que acredita no compromisso ético de nossa cooperativa, o que dá sentido e motivação ao nosso trabalho.

Todas as transformações sociais e tecnológicas que vivemos em todos esses anos nos permitiram evoluir e avançar em muitos aspectos, mas uma coisa não mudou, o nosso compromisso com a saúde, o bem estar e o sorriso de nossos clientes.

“Apesar das mudanças, nossos olhos jamais deixaram de buscar o maior símbolo da felicidade: o sorriso. Sim… o sorriso é a nossa grande meta!”, resume do presidente, Irno Augusto Pretto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Uniodonto RS