Ir para o conteúdo principal

CERTAJA Energia realiza o Fórum Programas Sociais

O Fórum Programas Sociais, realizado pela CERTAJA Energia, no dia 29 de setembro, lotou o Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco. A tarde foi de muito aprendizado e troca de experiências. A intercooperação – um dos princípios do cooperativismo – não podia faltar: os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os programas sociais da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) e da Sicredi Ouro Branco RS, que marcaram presença no evento.

Vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga fez um apanhado sobre a história e o cenário atual do cooperativismo. Também falou sobre as cooperativas de infraestrutura e destacou a intercooperação. “A relação entre as cooperativas mantém o cooperativismo forte.”

Madruga ressaltou a importância dos programas sociais desenvolvidos pela Cooperativa. “É tão bom quando a gente vê que as pessoas aproveitam as capacitações para melhorar a qualidade de vida e, também, incrementar seus negócios. A gente vai ajudando as comunidades e vai crescendo junto.”

Difusão do cooperativismo

As ações sociais da CERTAJA Energia foram apresentadas pela coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo. Teve destaque o projeto “Sementes do Cooperativismo”, criado em 2004 e reformatado em 2010, que atende o 5º princípio do cooperativismo – “Educação, Formação e Informação”.

O objetivo da iniciativa é ampliar a educação cooperativista para além dos associados e preparar os futuros líderes e cooperados para que contribuam com o desenvolvimento da Cooperativa. As ações ocorrem nas escolas da área de atuação da CERTAJA Energia, por meio de palestras e atividades lúdicas.

Em 2020, o “Sementes do Cooperativismo” conquistou o 2º lugar em nível nacional, entre um total de 91 inscritos na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano.

Outras ações da CERTAJA Energia, como a implantação da Nucleação e os cursos de capacitação oferecidos em parceria com sindicatos rurais e SENAR-RS, também foram apresentados.

Cooperativas convidadas

Débora Mafaciolli, gerente de Sistemas de Gestão na Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP), apresentou dados sobre a cooperativa de saúde e suas ações sociais. Falou sobre campanhas e movimentos como “Mude1hábito”, “Eu ajudo na lata”, “Mechas Unidas” e “Prato Cheio”, e detalhou programas como “Doador fiel” e “Cuidar e Viver”. Por meio deste último, crianças de 76 escolas e APAEs são beneficiadas com a doação de consultas com especialistas.

Assessora dos Programas de Relacionamento da Sicredi Ouro Branco RS, Margarete Mallmann encerrou a programação com um panorama das ações sociais da cooperativa de crédito. Ela explicou que, além de oferecer soluções para todos os momentos da vida do associado, a Sicredi Ouro Branco RS também busca gerar impacto positivo nas comunidades. “Nós somos a soma do econômico e social.”

Entre os muitos projetos e ações detalhados, destaque para dois programas de educação: “Cooperativas Escolares” – já são 33, em cinco municípios – e “Educação Financeira nas Escolas”, realizado em 39 instituições de ensino. “Se queremos ser cooperativas fortes no futuro, nós temos que plantar com as nossas crianças”, salientou Margarete.

Fonte: Assessoria de comunicação da Certaja Energia