Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs participa de Seminário Duas Safras

Iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), o Programa Duas Safras – Mais Produção no ano inteiro aconteceu em Passo Fundo no dia 4 de outubro. Aberto ao público, o seminário ocorreu no Centro de Eventos Gran Palazzo da cidade e contou com a participação do gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto.

De acordo com o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, as palestras dessa edição tiveram foco no cultivo de trigo, um cereal de inverno, e no cultivo de milho, uma cultura de verão, como alternativas rentáveis para produção em áreas de várzea. Além disso, foi discutida a introdução da soja com os cereais de inverno, garantindo a colheita de duas safras por ano. 

“Levar o programa Duas Safras a Passo Fundo significa aportar para esta região a possibilidade de se envolver na busca pela intensificação dos processos produtivos no Estado, que tem relação direta com a ampliação da produção agrícola de inverno”, explica. O Superintendente frisa que melhorar a utilização das regiões de inverno vai colaborar para a otimização de recursos naturais, humanos e financeiros à disposição da produção agropecuária.

Moderado pelo economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antonio da Luz, o primeiro painel do seminário discutiu os cenários econômicos e mercadológicos ao lado dos palestrantes Jorge Lemainski (Chefe Geral da Embrapa Trigo), José Eduardo dos Santos (Presidente Executivo da Associação Gaúcha de Avicultura) e Tarcísio Minetto (Gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs).

No segundo painel, Giovani S. Faé, da Embrapa Trigo, e Fauro Loreto da Rocha, produtor da Agropecuária São Miguel, debateram a rentabilidade do trigo na prática. Já no painel 3, Marcos Rubens Figueiredo, do Sementes Pioneer (Passo Fundo/RS), e Lisandro Webber, do Sementes Webber (Coxilha/RS), abordaram os desafios de inserir o milho na região do planalto com alta produtividade. 

Por fim, o painel 4 levantou a integração da soja com o Programa Duas Safras a partir das palestras de Osmar Conte, da Embrapa Trigo, e de Antoli Fauth Mello, da Fazenda Santo Antônio em Coxilha/RS. Eles contaram estratégias para harmonização de sistemas de produção agrícola e um case de sucesso na diversificação produtiva.

As próximas edições do seminário ocorrem até o final do ano, customizadas conforme as características de cada região.

O Duas Safras

O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Senar-RS, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz, Acergs, Sips e Aprosoja. As entidades promotoras coordenam esforços para intensificar a produção sustentável da agropecuária no Rio Grande do Sul: otimização de áreas produtivas de inverno, ampliação da produção de cereais, produção de milho em áreas de várzea e de forragens de inverno destinados à pecuária estão entre as pautas dos eventos. 

A medida promete ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro gaúcho. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB do Estado seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. “A ideia é alcançarmos esse incremento até o ano de 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado”, afirma Eduardo Condorelli.