Ir para o conteúdo principal

Cotriel comemora 63 anos

A Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda – Cotriel completou no dia 11 de outubro, 63 anos. Uma história marcada por desafios, que ao longo destas mais de seis décadas proporcionaram conquistas, graças à pessoas que começaram uma cooperativa que cresce com segurança, solidez e credibilidade.

Fundada em 11 de outubro de 1959, por 20 agricultores que se reuniram no Salão Paroquial e que elegeram como primeiro presidente Osvado Júlio Werlang, a Cotriel iniciou atividades em Espumoso, onde ainda hoje é a Sede.

Aos poucos, se expandiu em outros municípios e passou a atuar em outras atividades. Do final da década de 1970 até 1979, foram inauguradas as unidades de Alto Alegre, Depósito e Salto do Jacuí. Entre 1980 e 1990, surgiram as filiais de Campos Borges, Estrela Velha, Pantano Grande e Pontão do Butiá . Na década de 1990, as Unidades de Capão do Valo e Serra dos Engenhos. Nos anos 2000, a expansão foi mais intensa, abrangendo Arroio do Tigre e Sobradinho, em 2007 e Tunas em 2018, sendo que em 2011 foi alugado o posto de recebimento em Campina Redonda e em 2017 o de Campo Comprido, ambos em Espumoso. Em 2021, passou a atuar com unidades alugadas em Jacuizinho e Rincão do Ivaí, Salto do Jacuí.

Através delas, e com a ajuda dos 1462 colaboradores, a cooperativa atende 7364 associados e suas famílias, levando informações, tecnologias e serviços que possam melhorar o resultado das propriedades, garantir segurança, solidez e sustentabilidade.

A atividade grãos, com recebimento de soja, milho, trigo e aveia são o foco principal, mas a Cooperativa atua em outras frentes como 10 supermercados, com 11 lojas de ferragens, fábrica de rações, moinho, tratamento de sementes, agricultura de precisão, frigorífico, engenho de arroz, magazine, quatro postos de combustíveis e TRR, posto de resfriamento de leite, transportadora, viveiro de mudas e laboratório de sementes, sendo que atualmente a estrutura conta com 13 Unidades Regionais e quatro Postos de Recebimento de Grãos.

A assistência técnica, tanto na parte vegetal quanto animal, é um dos diferenciais, resultando em ganhos para o produtor. Na parte agrícola, tratamento de sementes e agricultura de precisão proporcionam ganhos significativos para o associado. Na parte animal, médicos veterinários e inseminadores fazem visitas às propriedades a fim de incrementar a produção de leite e a saúde dos animais.

História construída por muitas mãos

O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, destacou a felicidade de fazer parte da história de 63 anos da Cooperativa, ao lado do vice-presidente, Paulo Edemilson Parizotto e o secretário Vilson Ceolin: “Cada um de nós tem a sua trajetória na Cotriel, nos sentimos honrados em fazer parte desta diretoria, o que nos possibilita continuar fazendo que a Cooperativa permaneça se desenvolvendo e crescendo. Seguimos, ao lado dos Conselheiros de Administração e Fiscal, lideranças e colaboradores não medindo esforços, para que a Cooperativa continue se solidificando com sustentabilidade, tecnologia e inovação, gerando emprego, renda e levando desenvolvimento para os associados, semeando prosperidade nas comunidades onde estamos inseridos. Parabéns à Cotriel pelos 63 anos de contribuição para o sistema cooperativo e no agronegócio”, destacou.

O vice-presidente, Paulo Edemilson Parizotto, destacou a representatividade da Cooperativa no Estado e no País: “A Cotriel está forte no mercado e recentemente no ranking da Revista Valor Econômico está entre as 1000 maiores empresas do Brasil, sendo a quarta maior cooperativa do Rio Grande do Sul. Sou associado da Cotriel há 38 anos e quero agradecer a todos que há 63 anos começaram esta grande cooperativa e que com a participação de cada diretoria, associado e colaborador chegou no patamar onde está atualmente”, finalizou.

Assista o vídeo institucional da Cotriel relativo aos 63 anos: