Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs participa de Seminário Duas Safras em São Sepé

A penúltima edição deste ano do Seminário Duas Safras: Mais Produção no Ano Inteiro ocorreu em São Sepé, no dia 22 de novembro, na Associação dos Funcionários da Cotrisel. As palestras da Etapa Centro, oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) aos produtores, técnicos, pesquisadores e trabalhadores rurais, tiveram foco na produção de trigo e milho e na utilização do sistema sulco-camalhão em áreas de várzea. O Sistema Ocergs esteve representado pelo gerente de Relações Institucionais e Sindicais, Tarcisio Minetto, que participou do painel Cenários Econômicos e Mercadológicos.

Conforme o coordenador do Departamento de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes, essas produções já são comuns na região, que apresenta áreas de várzea com plantio em sulco-camalhão, tecnologia que permite o aproveitamento desses espaços para o cultivo de outras culturas além do arroz – como soja, milho e cereais de inverno. “A ideia é realmente impulsionar as atividades que já estão sendo realizadas na região”, complementa.

Com início em abril de 2022, o seminário já passou por Santo Ângelo, Porto Alegre, Pelotas, Alegrete, Passo Fundo, Cruz Alta e Lavras do Sul. A última parada será em Vacaria, no dia 6 de dezembro. A iniciativa faz parte do Programa Duas Safras, que busca o desenvolvimento do agro gaúcho a partir da intensificação sustentável da produção agropecuária em duas safras, principalmente com o fortalecimento dos cultivos de inverno e da integração entre produção agrícola e pecuária.

Distribuídas em quatro painéis ao longo do dia, as palestras contaram com representantes da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Embrapa Trigo e Embrapa Clima Temperado, Asgav / ABPA e Ocergs e Pioneer Sementes. Produtores de Santa Bárbara do Sul, Campo Novo e Formigueiro também compartilharam as experiências vividas nas suas propriedades. As temáticas variam de cenários econômicos e mercadológicos até os cereais de inverno em um agro de oportunidades, passando pelo desafio das culturas em alta produtividade.

O Duas Safras

O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Senar-RS, Farsul e Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz, Acergs, Sips, Aprosoja, Ocergs, BSBios e Apassul.

A expectativa é que a medida ajude a ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro no Rio Grande do Sul. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. “A ideia é alcançarmos esse acréscimo até 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado”, relata o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.

Inscreva-se e confira a programação completa em: https://duassafrascentro.eventize.com.br/