Ir para o conteúdo principal

Fecoergs premia cooperativas pelos projetos de Inovação

Inovação é fazer algo novo ou renovar algo, um serviço, uma nova ideia, um novo produto, porém com uma visão moderna e atualizada, que provoca a criatividade das pessoas ou das empresas. Com esta visão, a Fecoergs e o Sescoop/RS, proporcionaram a realização do curso Inovação nas Cooperativas de Infraestrutura. O curso teve a duração de nove meses e foi encerrado no último dia 22, em evento realizado pela federação na sede da Decision/FGV, em Porto Alegre. Do curso participaram nove cooperativas e 34 técnicos. O Sistema Ocergs foi representado pela analista técnica do Sescoop/RS, Elisângela Becker.

Os três melhores projetos de conclusão, dentre os oito apresentados, foram das cooperativas Certaja de Taquari, em primeiro lugar, da Creluz de Pinhal, em segundo lugar e o da Coopernorte de Viamão, em terceiro lugar. Segundo definido pela Fecoergs e pela Decision, que ministrou o curso, na avaliação dos trabalhos foram utilizados os parâmetros: caráter inovador, viabilidade técnica, viabilidade financeira, viabilidade tecnológica, desejabilidade, escalabilidade, público-alvo e transparência.

O projeto da Certaja Energia, que recebeu o prêmio de melhor projeto, tratou sobre a vistoria virtual de padrão de medição de energia com inteligência artificial (IA). O projeto visa agilizar o processo de vistoria de padrão de medição para novas ligações, utilizando IA reduzindo custos e retrabalhos. O projeto foi elaborado, pelos técnicos; Geison Quadros, Marcos Andrade, Michael Lima e Renata Reis “O tema atende a visão permanente da cooperativa, em aperfeiçoar os processos internos, para redução de custos, melhorando a qualidade do atendimento aos associados, com a qualificação do nosso corpo técnico”, assim se manifestou Renato Pereira Martins, presidente da cooperativa vencedora, em primeiro lugar.

A equipe da Creluz de Pinhal, que teve o seu projeto de conclusão classificado em segundo lugar/RS, tratou do processo de atendimento 100% digital. O foco foi migrar o processo de cadastro de associado consumidor do ambiente físico para o digital visando facilitar o atendimento para os associados e consumidores e aumentar a segurança e disponibilidade das informações.

A cooperativa Coopernorte de Viamão/RS, classificada e terceiro lugar, tratou, no seu projeto, do aplicativo de busca de clientes e equipamentos. Esse projeto versa sobre um projeto de inovação como base na ferramenta de planejamento estratégico, que é uma ferramenta de gestão que mapeia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a uma situação ou empresa. Como conclusão o projeto facilita a localização de consumidores, chaves de manobras de redes e transformadores.

Objetivos atingidos

O presidente da Fecoergs, Erineo José Hennemann destaca: “A premiação das cooperativas e a qualidade de todos os trabalhos apresentados, nos mostra o quanto estão bem preparadas as cooperativas para novos desafios da inovação e do desenvolvimento”. Já o superintendente da Federação, José Zordan, comentou sobre a importância da difusão do aprendizado e a socialização dos resultados, para todas as cooperativas do sistema de infraestrutura e complementou: “Devemos divulgar ao máximo estes projetos como desafio e aprendizado para as demais cooperativas”.

A Federação promoverá a apresentação dos três projetos vencedores e oficializará a premiação das cooperativas no dia 8 de dezembro, durante a reunião de trabalho e de final de ano que acontece em Teutônia, na sede da Certel.

Fonte: Fecoergs