Ir para o conteúdo principal

Acompanhe a entrega do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano ao vivo

A cerimônia para divulgação dos vencedores da 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, do Sistema OCB, está se aproximando e a curiosidade para saber quem são os ganhadores está aumentando. Nesta quarta-feira (7), em Brasília, o coop brasileiro vai conhecer as cooperativas que se destacaram nas categorias Comunicação e Difusão do Coop; Coop Cidadã; Desenvolvimento Ambiental; Fidelização; Inovação; Intercooperação; e o formador de opinião que se destacou enquanto Influenciador Coop.

A premiação, que teve recorde de inscrições com 787 projetos submetidos, 192 a mais que do que na edição anterior, será transmitida no canal do Youtube do Sistema OCB, a partir das 19h. Além dos troféus, os primeiros colocados de cada categoria ganharão bolsas para se capacitarem com cursos internacionais. Concorrem ao prêmio as coops registradas e regulares junto ao Sistema OCB.

As coops finalistas foram escolhidas por duas bancas avaliadoras: técnica e julgadora. Já o Influenciador Coop foi escolhido por meio de votação popular.

Quem participa?

Cada categoria contempla uma ação cooperativa que amplia o reconhecimento do coop nacional. Na Influenciador Coop, por exemplo, será premiada a personalidade que se destacou ao desenvolver conteúdos positivos sobre o coop em produções publicadas ou replicadas nas mídias on e off-line, nos últimos dois anos. As indicações foram feitas pelas Unidades Estaduais, que inscreveram até dois profissionais.

A categoria Comunicação e Difusão do Coop contempla as coops que promovem a cultura do cooperativismo também para a sociedade. Os cases vão desde a utilização do selo SomosCoop nos produtos da cooperativa até a promoção de cursos, palestras, eventos, campanhas e demais ações vinculadas ao selo.

Já a Coop Cidadã reconhece os projetos desenvolvidos que têm como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que beneficiam a comunidade como atividades culturais e recreativas, de promoção social e consciência ambiental. Em Desenvolvimento Ambiental, serão premiados os projetos de sustentabilidade como recuperação de nascentes, reutilização de recursos, reciclagem e outras ações de preservação ambiental.

Na de Fidelização, o reconhecimento vai para cooperativas que promovem maior integração com seus cooperados desde aumento de espaço físico até oferta de serviços para seus associados.

Em Inovação, serão premiadas as coops que utilizam soluções inovadoras que promovem mudanças na rotina diária das coops como modernização de produtos e serviços, técnicas e ferramentas de gestão da inovação, e outras que viabilizem melhores resultados financeiros e ganho de produtividade. Em Intercooperação, por sua vez, serão condecorados os projetos desenvolvidos por duas ou mais cooperativas para viabilizar objetivos comuns.

Confira abaixo os finalistas da 13ª Edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano:

INFLUENCIADOR COOP

COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOP

COOP CIDADÃ

DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL

FIDELIZAÇÃO

INOVAÇÃO

INTERCOOPERAÇÃO

Acesse o Canal do Sistema OCB no YouTube e acompanhe a premiação: www.youtube.com/sistemaocb

Fonte: Sistema OCB