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Coops são destaque no Prêmio Banking Transformation 2022

Enquanto a pandemia acelerou o processo de digitalização das instituições financeiras, a implantação do open finance aqueceu o mercado de fintechs e com isso todo o ecossistema passou a se beneficiar com as novas tecnologias. O resultado desse movimento foi o surgimento de inúmeros projetos de carácter inovador que já começam a colher resultados positivos e que merecem ser compartilhados com o mercado.

Promover essa partilha de experiências e reconhecer as iniciativas de sucesso é o objetivo do Prêmio Banking Transformation promovido pela Cantarino Brasileiro. Além de conferir credibilidade e visibilidade aos projetos ante o título, outro ponto alto da premiação é o fomento do network entre os participantes e o corpo de jurados, composto por especialistas, influenciadores e investidores do ecossistema. A interação acontece durante os pré-eventos, que reúnem os melhores cases para uma apresentação segmentada, antes mesmo de ter os vencedores anunciados.

Sicredi

O Programa Cooperação na Ponta do Lápis, do Sicredi, foi indicado e eleito por voto popular como a melhor Iniciativa de Educação Financeira. A escolha foi feita de forma online pelas pessoas e especialistas na categoria Iniciativa de Educação Financeira, que avalia como essas ações promovem impactos positivos na sociedade.

“Pessoas em todo o Brasil apontaram o Cooperação na Ponta do Lápis como uma importante iniciativa em educação financeira e isso nos orgulha, e muito, pelo reconhecimento do Sicredi em apoiar as pessoas a terem uma melhor gestão de suas finanças para que possam conquistar os seus sonhos e terem uma vida financeira cada vez mais sustentável.”, afirma Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi.

Criado em 2020, o Cooperação na Ponta do Lápis é um Programa que tem como base as Ciências Comportamentais e a Psicologia Econômica, buscando auxiliar as pessoas a tomarem consciência sobre a sua relação com o dinheiro, por meio da educação financeira. A iniciativa conta com materiais para diversos públicos: pessoas físicas, adolescentes, pessoas jurídicas e crianças, compartilhando informação, conhecimento e boas práticas para uma vida financeira sustentável, com qualidade de vida no presente e no futuro. O Programa conta ainda com a parceria com a Mauricio de Sousa Produções, na qual, por meio de seis gibis e seis vídeos, a Turma da Mônica fala de educação financeira de uma forma leve e divertida.

Em 2021, por meio do Cooperação na Ponta do Lápis o Sicredi realizou cerca de 7.682 ações de educação financeira, incluindo a Semana Nacional de Educação Financeira (iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira), impactando mais de 19 milhões de pessoas de diversos públicos em todo o país.

Sicoob

O Sicoob também recebeu o prêmio na categoria Eficiência Operacional. O case vencedor foi o de “Robotização do processo de chargeback”. Trata-se de uma estratégia que, utilizando robôs, trouxe mais agilidade e eficiência para as análises de transações em cartões de crédito, originando automaticamente um reembolso quando existe suspeita de fraude. De acordo com Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, esse momento, pela sua natureza, já gera insatisfação por parte do cooperado usuário do cartão, e qualquer impacto negativo no tempo de atendimento pode piorar a situação.

Para a robotização do processo, o Sicoob prospectou e incorporou à sua plataforma proprietária de processamento as mais modernas soluções tecnológicas disponíveis no mercado para esse tipo de atividade. Com essa modernização, as diversas etapas que integram esse processo passaram a ser realizadas de forma automática trazendo maior eficiência e, consequentemente, permitindo que as cooperativas entreguem uma melhor experiência aos seus cooperados.

Para Vilaça, a solução adotada pelo Sicoob concilia inovação, baixo risco de implantação e custo acessível. “Sobretudo, mantivemo-nos fiéis aos nossos ideais e propósito cooperativista, respeitando e melhorando a vida das pessoas, do cooperado e dos nossos colaboradores”, afirma. Entre as melhorias já apresentadas, estão uma redução significativa do tempo de atendimento – desde que a documentação esteja completa, o comando do reembolso será realizado e um estorno provisório será visualizado pelo portador em sua fatura, em no máximo 48h.

Com informações do Sicredi e Sicoob