Ir para o conteúdo principal

Guia prático lista 9 medidas para promover a cultura de inovação nas cooperativas

A inovação tem sido uma pauta emergente no mundo dos negócios e pode apoiar os ambientes cooperativistas em gestões mais eficientes. Este propósito está presente no Planejamento Estratégico do Sistema Ocergs, que tem dedicado espaços de fomento à cultura de inovação nas cooperativas gaúchas. E um dos projetos apoiados pela instituição é a plataforma InovaCoop, desenvolvida pelo Sistema OCB. Recentemente, a Unidade Nacional lançou o Guia Prático 9 Medidas para promover a cultura de inovação na sua cooperativa.

A publicação foi criada em parceria com a Coonecta e traz um conteúdo explicativo e rápido sobre o tema para o universo cooperativista. Dentre os pontos de destaque do material está a visão de que a cultura de inovação não diz respeito somente à tecnologia e à transformação digital, mas sim às pessoas e os seus comportamentos. O material ainda apresenta os principais benefícios da cultura de inovação para as cooperativas: vantagem competitiva num mercado acirrado; capacidade de antecipar tendências sociais e estímulo da inovação contínua.

“A cultura de inovação está no cerne do cooperativismo, caracterizado como um movimento social, econômico e sustentável, pautado pelo compartilhamento e colaboração”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann. O estímulo da cultura de inovação está alicerçado nos pilares do Sistema Ocergs ao fomentar o tema com as cooperativas do Rio Grande do Sul. Dentre as ações do Sistema Ocergs no fomento à inovação, destaca-se a adesão ao Programa Membership do Instituto Caldeira, que visa preparar e apoiar as cooperativas gaúchas às avaliações de cenários e tendências dos seus mercados.

Para acessar o Guia Prático elaborado pela InovaCoop, clique no link: https://inova.coop.br/inovacao/guia-pratico-9-medidas-para-promover-a-cultura-de-inovacao-na-sua-cooperativa-1f9093dfadec.