Ir para o conteúdo principal

Coops gaúchas de olho no futuro

Para se preparar para o futuro com uma gestão ainda mais profissional, cooperativas gaúchas estão buscando uma formação inédita no Estado. É o Programa de Compliance e Integridade, do Sistema Ocergs. Sete já estão inscritas – seis do ramo agropecuário e uma da saúde. A capacitação começa neste mês, com a Cotripal, de Panambi, no Noroeste, que atua na área agrícola, pecuária e de varejo.

De acordo com a gerente de recursos humanos da cooperativa, Cristina Lash dos Santos, uma das preocupações que influenciou a decisão da Cotripal em participar foi ode evitar problemas que possam comprometer a estrutura – Nos preocupamos ao ver grandes cooperativas com dificuldades, se extinguindo. Buscamos transparência para levar sustentabilidade à cooperativa, para que ela se perpetue para as próximas gerações. Outra inscrita, a cooperativa Aurora, de Bento Gonçalves, busca aperfeiçoar o modelo de gestão que mais a estimulou, diz a supervisora de Qualidade e Meio Ambiente, Cassandra Giacomazzi: – Vamos aprimorar e descentralizar para toda a cadeia produtiva o nosso conjunto de controles relacionados a práticas trabalhistas, fiscais, contábeis, código de conduta e ética.

Com duração média de 18 meses, o programa se divide entre diagnóstico e capacitação de exigências legais, regulatórias e éticas. Online, as aulas trarão temas como avaliação de riscos, gestão de terceiros e código de conduta. Da Cotripal, 67 pessoas participarão. Da Aurora, 78. Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o programa é muito importante: – É fundamental para que possamos nos manter no mercado e, acima de tudo, sermos cada vez mais competitivos, mostrando o diferencial do cooperativismo.

Fonte: Zero Hora