Ir para o conteúdo principal

Coopera RS recebe apoio nacional durante 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

“Nosso movimento tem, na sua essência, a cooperação e a união. Agora, mais do que nunca, queremos estar ao lado dos gaúchos na reconstrução das cidades e das vidas dessas pessoas”. Esta foi a fala da superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, na abertura do último dia do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), quando chamou a única representante do Rio Grande do Sul ao palco, Larissa Zambiasi, para receber o apoio de todos os participantes no palco.

O evento aconteceu em Brasília, entre os dias 14 e 16 de maio e contou com mais de três mil cooperativistas de todo o Brasil. Larissa, coordenadora do comitê Geração C RS do Sistema Ocergs e membra do comitê de jovens nacional, durante os três dias de evento, participou ativamente das discussões e comenta que, apesar dos gaúchos não estarem presentes, as enchentes que atingem o RS foram assuntos abordados durante todo o evento.

Na abertura, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes, comentou sobre a iniciativa do Dia C, lançada na semana passada a nível nacional – Coopera RS, organizada em conjunto pelo Sistema OCB e Sistema Ocergs, para arrecadar fundos e ajudar na reconstrução do estado. “Frente às tragédias que abalaram o Rio Grande do Sul, é fundamental unir forças para cooperar e enfrentar os desafios que estamos vendo no estado gaúcho. A iniciativa Coopera RS – Juntos, vamos reconstruir o Rio Grande do Sul, está recolhendo recursos para oferecer suporte e restaurar as cidades, as casas e, também, a dignidade e a esperança daqueles que mais necessitam”, destacou Lopes.

Para o evento, inicialmente, estava prevista a participação de uma comitiva de 142 pessoas do Rio Grande do Sul. Além disso, painéis com ações para ajudar o RS também foram distribuídos no evento por onde os participantes passavam informando sobre o que doar e sensibilizando os congressistas. “Minha participação no Congresso foi no sentido de sensibilizar as pessoas a continuarem doando e continuar ajudando o Rio Grande do Sul. Eu recebi muitos relatos de várias cooperativas que já estavam ajudando. Pude conversar com as pessoas, motivar as doações, seguir pedindo essas contribuições”, conta Larissa.

O Sistema OCB possibilitou a participação dos gaúchos nas plenárias e nas decisões tomadas durante o evento através de transmissão ao vivo das sessões plenárias, de forma virtual. Agora, o próximo passo é desdobrar o Planejamento Estratégico do sistema nacional e de suas unidades estaduais. O Sistema Ocergs irá comunicar as cooperativas gaúchas após o desdobramento.

O 15º CBC

O evento reuniu cerca de três mil líderes cooperativistas e teve como foco a priorização das diretrizes estratégicas que vão guiar o movimento nos próximos cinco anos, moldando o presente e ajudando a reconstruir o futuro.

No final, 25 diretrizes foram aprovadas, para nortear o planejamento das organizações de cooperativas, dentro dos eixos Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação e Negócios. Em comum, as diretrizes abordam a difusão à sociedade sobre as ações realizadas pelas cooperativas e o fortalecimento do cooperativismo. Os critérios de avaliação tiveram como base o impacto e a urgência.

Coopera RS

A campanha é uma das iniciativas do Dia C do Sistema Ocergs e segue as diretrizes do governo do Estado para auxiliar os gaúchos, incluindo arrecadação de recursos e doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e agasalhos. Existem diversas formas de contribuir. Saiba mais sobre a iniciativa AQUI.

O Sistema Ocergs também apoia e reforça as campanhas das cooperativas em todo o Estado. Confira mais detalhes no Instagram.