Ir para o conteúdo principal

Conheça os vencedores do Programa de Ideias

O Sistema Ocergs divulgou os vencedores do seu primeiro Programa de Ideias. Das 54 propostas inscritas por 80 participantes em quatro segmentos, cinco foram escolhidas para serem apresentadas na Semana da Competitividade do Sistema Ocergs, que acontece em outubro, em Porto Alegre. A premiação aos vencedores é a participação no CongregaRH, com hospedagem incluída, em setembro, também em Porto Alegre.

Puderam inscrever seus projetos todos os cooperados e colaboradores de cooperativas registradas e regulares no Sistema Ocergs. Os projetos inscritos precisavam responder questões sobre os seguintes temas: Comunicação; Pessoas e Liderança; Negócios e ESG; e Gestão Orientada por Dados. O objetivo do programa foi incentivar as cooperativas a pensarem e criarem projetos inovadores que gerassem melhoria em processos, aumento de eficiência e também resolvessem problemas, fortalecendo, assim, as sociedades cooperativas.       

 A avaliação das propostas foi feita por uma comissão julgadora composta por colaboradores da Escoop e do Sescoop/RS. Cada tema teve um vencedor, exceto pelo tema Comunicação. Como houve um empate técnico entre dois projetos, os dois foram contemplados e serão apresentados na Semana da Competitividade.

Conheça os vencedores:

TRILHA DA COMUNICAÇÃO

Websérie com projetos sustentáveis de cooperativas

de Jaime da Silva Coutinho e Angela Buchele

Entidade: Sistema Ocergs

A proposta consiste na gravação de uma websérie ou minissérie com projetos sustentáveis das cooperativas. Com entrevistas da comunidade evidenciando os resultados positivos, a ideia é divulgar o conteúdo nas redes sociais, em jornais, rádios, sites e emissoras de TV da região.

Canal de TV exclusivo do Cooperativismo

Janete da Fontoura e Iasmin Lorraine Rainel Crescendio

Cooperativa: Cootravipa

A proposta consiste na criação de um canal de TV fechado exclusivo sobre o cooperativismo. O objetivo é desenvolver ações para comunicar à sociedade os diferenciais do Cooperativismo como modelo de negócio sustentável e difundir os princípios e valores do Cooperativismo em âmbito nacional por meio do canal.

TRILHA PESSOAS E LIDERANÇA

Programa Ser Líder Coop

Raquel Jeske e Marisia Zineidi Hoffmann

Cooperativa de Trabalho Educacional Cooperconcórdia Ltda

A proposta de solução apresenta a elaboração do programa Ser Líder Coop, que trata do desenvolvimento de lideranças para cooperativas de trabalho. Segundo o trabalho, com base nas vivências do ramo, observa-se a necessidade de preparar futuras e atuais lideranças para gestão e governança.

TRILHA NEGÓCIOS E ESG

Certificação ESG para cooperativas

Gabriela Beatriz Schirma Sampaio

Entidade: Sistema Ocergs

A proposta de certificação ESG para cooperativas visa promover e reconhecer práticas sustentáveis e responsáveis dentro do setor cooperativista, fortalecendo a competitividade das cooperativas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

TRILHA GESTÃO ORIENTADA POR DADOS

Workshop para instigar a “Atitude de Dono”

Angela Buchele e Jaime Coutinho

Entidade: Sistema Ocergs A proposta defende a criação de uma trilha de capacitação para gestão de dados para sensibilizar a “Atitude de Dono” ou “Ownership”, que é um dos pilares essenciais para o sucesso organizacional. Essa trilha tem como ponto alto um workshop, voltado a profissionais das cooperativas que atuam diretamente com dados ou lideranças com o poder da tomada de decisão.