Ir para o conteúdo principal

Programa: Aprendiz Cooperativo

O que é o programa aprendiz cooperativo

O Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS abre as portas do mercado de trabalho para estudantes entre 14 anos (completos) e 24 anos (incompletos no momento do encerramento do curso). Trabalhando em uma cooperativa, os jovens aprendem uma profissão e também entram em contato com a cultura cooperativista, pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência. Além da formação técnico-profissional, o programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades. Em 2016, o Aprendiz Cooperativo atendeu 2.427 jovens participantes, todos contratados com registro em Carteira de Trabalho por mais de 100 cooperativas gaúchas.

Cursos

Aprendiz Cooperativo do Campo
Assistente para Manufatura de Calçados
Auxiliar Administrativo
Eletrotécnica Básica
Processamento de Carnes
Processamento de Leite e Derivados
Serviços de Supermercado

Com duração de 17 a 18 meses e carga horária de aproximadamente 1000 horas, os cursos acontecem em dois módulos: um teórico (realizado em sala de treinamento) e outro prático (realizado nas instalações da cooperativa que contratou o aprendiz, em propriedades modelos ou Escola Agrícola, no caso do Aprendiz do Campo).

Aprendiz cooperativo do campo

A sucessão familiar no campo é um desafio e pode ser também uma grande oportunidade.

O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo é um curso de aprendizagem em atividades agropecuárias dirigido para jovens de 14 a 24 anos incompletos, registrado junto ao MTE – Ministério do Trabalho e Emprego sob número 38.314.qualifica jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais, tornando-os mais preparados e bem-sucedidos nas atividades agropecuárias.

Objetivos:

1. Estimular a permanência dos jovens no campo ou na zona rural;

2. Proporcionar às cooperativas agropecuárias o incremento do quadro social;

3. Promover a sucessão familiar profissionalizada;

4. Promover o empreendedorismo cooperativo;

5. Profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais.

Como funciona?

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo traz uma proposta inovadora de curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção, como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade da sua família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos  que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo.

O curso tem 17 meses de duração, com 552 horas de aulas teóricas e 552 horas de aulas práticas, durante quatro dias por semana, com quatro horas de aula por dia.

Outra inovação é a alternância entre os módulos teórico e prático: o aprendiz terá duas semanas consecutivas de aulas teóricas e duas semanas de aulas práticas, sucessivamente. Desta forma, não perderá o vínculo com as atividades do campo e nem se desvencilhará das relações familiares.

Outras informações importantes:

quero participar

Podem participar do Aprendiz Cooperativo jovens de 14 anos completos no início do curso até 24 anos incompletos no momento do encerramento, que estejam cursando o ensino regular ou já tenham concluído o Ensino Médio. Para ingressar, é necessário realizar uma seleção diretamente em uma das cooperativas participantes. O período da seleção varia e é definido por cada cooperativa. Portanto, é recomendável entrar em contato com as cooperativas de seu interesse para buscar informações.

Confira o dia a dia de alguns jovens que participaram do programa:

sou cooperativa e quero participar

O Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS proporciona às cooperativas condições para o cumprimento da Lei nº 10.097/2000, que exige dos estabelecimentos de qualquer natureza a contratação de 5% a 15% de jovens aprendizes em seu quadro de empregados.

As cooperativas interessadas em participar do programa deverão procurar o Sescoop/RS:

Clarissa Friedrich (51) 3323-0035
Fernanda Hillesheim França (51) 3323-0050
Thaise Castellani (51) 3323-0073 

E-mail: aprendiz@sescooprs.coop.br 

documentação para cooperativas

Sistema Aprendiz
Manual Sistema Aprendiz 1 – Primeiro acesso
Manual Sistema Aprendiz 2 – Inclusão de demanda
Manual Sistema Aprendiz 3 – Matrículas em Turmas Próprias
Manual Sistema Aprendiz 4 – Matrículas em Vagas Compradas
Informações Oficiais do Programa de Aprendizagem
Cronograma de Atividades 2021
Emissão de Atestados de Matrícula
Validação dos Atestados de Matrícula