Ir para o conteúdo principal

História do Cooperativismo

Cooperar é uma atividade fortemente ligada ao desenvolvimento da humanidade. Registros mostram que na Babilônia já se arrendava terra para produção coletiva de alimentos. No Brasil, acredita-se que as primeiras experiências de cooperativismo aconteceram nas missões jesuíticas, que eram comunidades solidárias fundamentadas no trabalho coletivo com objetivo de promover o bem-estar de seus membros.

A Aliança Cooperativa Internacional considera como marco do nascimento do cooperativismo a união dos 28 tecelões de Rochdale, na Inglaterra, em 1844. Em meio à Revolução Industrial, onde as condições de trabalho degradantes castigavam os operários, 28 tecelões se organizaram e criaram uma cooperativa de consumo chamada Rochdale Society of Equitable Pioneer.

No Brasil, a experiência cooperativista europeia chegou através do Pe. Theodor Amstad em 1902 no estado do Rio Grande do Sul. Sob a inspiração desse padre jesuíta, conhecedor da experiência alemã de cooperativismo, instalaram-se em comunidades rurais do sul do país as primeiras cooperativas de crédito e agrícolas.