Ir para o conteúdo principal

Programa: Dia de Cooperar (DIA C)

HISTÓRICO

O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto inovador, realizado pelo Sistema Ocemg. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Rapidamente a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas mineiras, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C.

Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo. Fato que contribui bastante para o estreitamento dos laços entre a ONU e o Sistema OCB.

 Dia c no rs

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o País.

Em 2023, as cooperativas gaúchas organizaram 877 ações de voluntariado, que beneficiaram 315.353 pessoas, com o trabalho voluntário de 18.953 colaboradores e cooperados, somando um investimento de mais de R$ 410 mil reais. Estes números e uma síntese das ações podem ser observados no Caderno Dia C – Dia de Cooperar 2023, publicação organizada pelo Sistema Ocergs para dar visibilidade às ações das cooperativas gaúchas.

No Rio Grande do Sul, o Sescoop/RS participa do Dia C desde 2015. Em sua primeira edição, o Estado registrou números expressivos: 4 mil voluntários, 170 cooperativas e entidades parceiras, 99 projetos e 77 municípios gaúchos envolvidos. Ao todo, foram cerca de 109 mil pessoas beneficiadas.

CAMPANHA DIA C 2024 | SOLIDÔMETRO RS

Em 2024, o Sistema Ocergs propõe o Solidômetro RS como lema das ações de voluntariado do cooperativismo gaúcho. E para isto traçamos a meta para todas as cooperativas gaúchas, em impactar 1 MILHÃO DE PESSOAS, arrecadando, no mínimo 12 toneladas de alimentos não perecíveis. O nosso compromisso será dar visibilidade às ações de voluntariado do Dia C das cooperativas gaúchas que aderirem à campanha.

As cooperativas que desejarem participar do Solidômetro RS e unirem forças, devem preencher o formulário de inscrição até o dia 31 de maio.

As cooperativas também devem cadastrar suas ações no site nacional do Dia C  durante O ANO TODO, de acordo com este tutorial.

Mais informações podem ser dirimidas pelo e-mail imprensa@ocergs.coop.br