Ir para o conteúdo principal

Cooperativas apontam medidas para contribuir com a recuperação financeira do governo do Estado

A posição das cooperativas gaúchas em relação ao Plano de Recuperação do governo do Estado e suas contribuições para o projeto foram apresentadas, nesta terça-feira (30/10), pelo presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Vergilio Perius. A exposição foi realizada durante o Encontro de Dirigentes de Cooperativas Agrícolas, em Santa Maria. O evento reuniu mais de 50 presidentes das principais cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FECOAGRO).
 
Perius apresentou um documento, aprovado pelos participantes do Encontro, onde destacou medidas alternativas para aumentar a arrecadação e cobrir o déficit das contas do Estado em 2008. Entre as propostas, foram citadas a maior revisão dos incentivos fiscais concedidos pelo governo, um forte controle e fiscalização no combate á sonegação e contrabando, o leilão da folha de pagamentos e a venda dos mais de 3.500 imóveis que o governo possui.
 
O texto apontou, ainda, os motivos que levam as cooperativas do Rio Grande do Sul a rejeitar qualquer aumento de alíquota de ICMS. A posição negativa ao acréscimo do imposto pelas frentes cooperativistas se dá, principalmente, pelo fato de as cooperativas serem bastante punidas com as alterações, pelo seu forte vínculo com a produção primária e atividades agroindustriais. Além disso, os ramos Agropecuário, Infra-estrutura e Transporte sofrerão efeitos negativos, com aumentos significativos de carga tributária.
 
As medidas apontadas foram resultado da reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop/RS), que aconteceu no dia 18 de outubro, e reuniu deputados estaduais e cooperativistas para discutir o pacote orçamentário.