Ir para o conteúdo principal

Cooperativas devem se cadastrar no Banco de Dados da Ocergs

A Ocergs criou, em 2008, o Banco de Dados das Cooperativas Gaúchas. O sistema permitirá organizar, filtrar, agrupar e combinar informações sobre as cooperativas registradas na entidade. O objetivo é, no futuro, ter acesso a números que sirvam como fonte de informação sobre o cooperativismo no Rio Grande do Sul.

O primeiro passo é o cadastramento das cooperativas no Banco de Dados. Para isso, os contadores devem entrar no site www.ocergs.com.br, com o número de registro na Ocergs, CNPJ e senha de acesso – enviada ao presidente das cooperativas, em carta nominal. Já receberam as senhas e, portanto, podem se cadastrar, todas as cooperativas registradas pertencentes aos ramos Agropecuário e Infraestrutura. Em breve, os outros ramos também terão acesso à ferramenta. O preenchimento no Banco é obrigatório, previsto no Artigo 8º do Estatuto da Ocergs. O único pré-requisito é a participação do contador com registro no Conselho Regional de Contabilidade.

Gerente de Informática do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e responsável pelo Banco de Dados, Ednilson Mambac garante a segurança das informações e a confidencialidade do que for repassado pelas cooperativas. “A origem do Banco se deu através de uma pesquisa em outras unidades da OCB, reunião de dados, apresentação e aprovação por um grupo de cooperativas”, informou. A análise e tabulação de dados também serão feitas pela equipe do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a divulgação das informações globais serão realizadas apenas com orientação da presidência da Ocergs. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail bancodedados@ocergs.com.br ou telefone (51) 3323-0080.