Ir para o conteúdo principal

Cooperativas gaúchas se destacam entre as 50 maiores indústrias de arroz

O arroz que chega às mesas da sociedade gaúcha possui participação das cooperativas gaúchas. É o que aponta o levantamento das 50 maiores indústrias de beneficiamento de arroz do Estado, divulgado recentemente pela Seção de Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que relaciona dez cooperativas com atuação no Estado, que juntas detém uma participação de 14,19% no mercado de beneficiamento.

A produção das cooperativas em sacos de 50 quilos chega a 16,93 milhões, com mais de 846 mil toneladas, o que representa 16,82% do total das 50 maiores indústrias de beneficiamento de arroz no Rio Grande do Sul. Os números impulsionam a economia do Estado e reforçam a importância do arroz no primeiro trimestre de 2017 para a agropecuária. Após um 2016 com redução de 16% na produção, este ano foi de retomada, com volume colhido de 8,61 milhões de toneladas segundo a Companhia Nacional de Abastecimento.

Cotrisel ocupa o 7º lugar no ranking 

A Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel) aparece entre as dez maiores indústrias, ocupando a 7ª posição. A produção da Cooperativa de São Sepé, em sacos de 50 quilos, foi de 3.401.322. Já em toneladas, chegou a 170.066, o que representa um percentual de participação no mercado de beneficiamento de 2,85% e 38,54% de percentual acumulado.

Sobre o ranking

No documento é possível comparar a posição das empresas em relação ao ranking do ano anterior, conferir o número de unidades ativas das empresas, a produção em sacos de 50 quilos, em toneladas, o percentual de participação no mercado de beneficiamento de cada empresa e o percentual acumulado.

Os números foram tabulados a partir de informações da taxa CDO recolhida no ano passado. No Rio Grande do Sul existem 174 empresas de beneficiamento no total e 187 engenhos (unidades de beneficiamento). As 50 maiores indústrias respondem por 84,4% do mercado de beneficiamento do RS.

O ranking pode ser conferido no site do Irga (acesse aqui).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Irga