Ir para o conteúdo principal

Aprendiz Cooperativo do Campo é lançado na Cooperativa Aurora

A Vinícola Aurora dará início, com o apoio do Sescoop/RS, no dia 7 de agosto, ao Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, para estimular os jovens das 1.100 famílias associadas da Cooperativa para a continuidade do trabalho no campo e, ao mesmo tempo, proporcionar a eles mais conhecimento e capacitação para esse trabalho nos próximos anos.

A abertura oficial aconteceu na sexta-feira (28/07), com as presenças do presidente e vice do conselho de Administração da Cooperativa, Itacir Pozza e Sérgio Moret, respectivamente, do diretor executivo adjunto, Cléverson Koltz, do professor mestre Ernesto Enio Krug, do gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, associados, funcionários e demais convidados.

O Aprendiz Cooperativo do Campo é um programa criado pelo Sescoop/RS, com uma proposta inovadora de curso com aulas práticas e teóricas, ministradas em ambientes diversificados de produção, como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras e vivências na propriedade da família através de estudos dirigidos.

O Programa qualifica jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais, preparando-os para se terem êxito nas atividades agropecuárias. Estimular a permanência dos jovens nas atividades do campo, proporcionar às cooperativas agropecuárias o incremento do quadro social, promover a sucessão familiar profissionalizada, empreendedorismo cooperativo e profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais são os objetivos do programa.

“Estamos imprimindo nossos maiores esforços para que nossos jovens se identifiquem com a atividade de vitivinicultura e com o trabalho cooperado, visando não só o futuro de nossa Cooperativa, mas também o futuro dessa atividade no Brasil. Eu represento a Aurora e seus cooperados avalizo esse programa e não vou medir esforços para que o mesmo seja um grande sucesso, e tenho a certeza que esse será o primeiro de muitos que virão”, afirma Itacir Pedro Pozza, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora. “Em pesquisas internas que realizamos, apuramos que pelo menos 15% do nosso quadro associativo tem menos de 40 anos e que praticamente a metade da nova geração, dos filhos das 1.100 famílias, não pretendem dar continuidade à atividade”, comenta o presidente, reforçando, assim, a necessidade desse trabalho de conscientização e de capacitação dos jovens das propriedades.”

A realização do programa Aprendiz Cooperativo do Campo é uma entre várias ações que a Aurora vem desenvolvendo para seus associados nos últimos anos. Reuniões para troca de experiências, workshops sobre vários temas (não só para os jovens, mas para as mulheres) e outras formações vêm norteando o trabalho da Aurora voltado aos seus associados.