Ir para o conteúdo principal

Força do cooperativismo gaúcho é destacada em seminário de gestão

Gestores e dirigentes de cooperativas de todo o Rio Grande do Sul estão reunidos, nesta sexta-feira (18/8), na sede da Emater RS, em Porto Alegre, para participar do seminário Gestão para Cooperativas e debater os processos de gestão e as políticas públicas para o desenvolvimento do sistema cooperativista. O governador do Estado, José Ivo Sartori, prestigiou a abertura do evento e destacou o importante papel das cooperativas e a missão do poder público em criar e manter políticas de apoio ao cooperativismo.

O encontro, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e da conveniada Emater RS, faz parte do calendário de seminários regionais “Formação e Qualificação de Dirigentes da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar”, que ocorrem em diversos municípios.

“O cooperativismo gaúcho é sinônimo de trabalho e de superação. Os gaúchos são empreendedores por natureza, seja no campo ou na cidade, na indústria ou na agricultura, e é esse dinamismo que faz o nosso Estado. Apesar da crise, as cooperativas investem e acreditam na união como forma para crescer”, destacou o governador.

Sartori também reforçou o convite para a Expointer 2017, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, que é considerada a força do nosso agronegócio.

De acordo com o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, o dia é para refletir e discutir as boas experiências no campo do cooperativismo. “Esse é um setor que cresceu mais de 14% em 2016 e emprega cerca de 59 mil pessoas. Hoje, é um dia de reflexão para que possamos executar as boas práticas de gestão e de liderança nas nossas cooperativas em todos os âmbitos, buscando a sustentabilidade, seja econômica, financeira ou social”, afirmou.

Segundo o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, a força do movimento cooperativo gaúcho se consolida e se reafirma ano após ano. “As cooperativas geram riqueza e essa renda fica nas comunidades. O cooperativismo gaúcho possui participação significativa na economia e no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O volume de negócios movimentado pelas cooperativas gaúchas, que em 2016 registraram faturamento de R$ 41,2 bilhões, representa 10,05% do PIB do Estado”, enfatizou.

O presidente da Emater RS, Clair Kuhn, disse que o seminário é um espaço para discutir um tema contemporâneo que está presente no dia a dia do campo. Kuhn também informou que o Estado investe e acredita no cooperativismo. “A Emater RS atende a 193 cooperativas e nosso objetivo é chegar a 210, em todas as áreas. Essas cooperativas chegam a aproximadamente 83 mil associados, levando atenção social a todos”, ressaltou.

Após a abertura do evento, a palestra magna foi com o historiador e professor em História Social da Unicamp, Leandro Karnal, com o tema “Gestão e Liderança”.

Os encontros integram as ações do Programa de Apoio e Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, coordenado pelo Departamento de Cooperativismo da SDR, e abrange os 13 ramos do cooperativismo: Agropecuário, Crédito, Saúde, Infraestrutura, Transporte, Habitacional, Trabalho, Educacional, Turismo e Lazer, Mineral, Produção, Consumo e Especial.

O ciclo de seminários regionais começou em julho e prossegue até novembro. Os municípios de Erechim e Santa Maria já sediaram o encontro. Os próximos seminários serão em Santa Rosa (27 de setembro), Ijuí (28 de setembro), Frederico Westphalen (4 de outubro) e Pelotas (11 de outubro).

Participaram da cerimônia de abertura o deputado Elton Weber, presidente da Frencoop/RS; os diretores da Ocergs, Paulo Pires, Jânio Stefanello e Valdir Feller; o superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, além de dirigentes de cooperativas e outras entidades.

Com informações da Agência de Notícias do Palácio Piratini